Se tem amigos ou familiares a viver na Rússia e quer passar um tempo com eles, saiba que precisará de um visto privado (particular). Este tipo de visto permite uma ou duas entradas no país, com um período de estadia de até 90 dias. Em algumas casos visto pode ser emitido para período de 1 ano e com múltiplas entradas.
Diferente do visto de turismo, o visto privado exige um convite oficial de um cidadão russo. O anfitrião na Rússia deve solicitar este convite junto às autoridades locais, garantindo que a sua visita esteja devidamente registrada. Com este documento, pode dar início ao pedido de visto e preparar-se para uma viagem à Rússia.
Desde 2021, a legislação de migração russa permite a emissão de um visto privado de múltiplas entradas com validade de 1 ano.
Principais características deste visto:
- Duração: válido por 1 ano, sem limite de permanência no território russo durante esse período.
- Quem pode solicitar: pode ser solicitado por um cidadão estrangeiro que é parente próximo ou membro da família de cidadão russo.
- Como é emitido: com base num pedido por escrito do cidadão russo e mediante decisão do chefe da missão diplomática.
O visto para parente próximo pode ser solicitado de 2 maneiras dependendo onde reside cidadão russo que convida um estrangeiro:
- Se um cidadão russo estiver no território da Federação Russa, para obter um visto, seu parente próximo precisará de um pedido original certificado por um notário russo. Simultaneamente ao pedido, é necessária a apresentação de originais ou cópias autenticadas dos documentos comprovativos dos laços familiares - certidão casamento, certidão de nascimento, etc, e cópia das páginas do passaporte interno ou estrangeiro de um cidadão russo. Todos estes documentos devem ser enviados para Portugal.
- Se um cidadão russo reside em Portugal poderá fazer um convite para ser apresentado no consulado sem autenticação no notário. Entretanto vai ser preciso apresentar comprovativo de laços familiares (certidão de nascimento ou de casamento) traduzidos para russo e devidamente certificados.
Juntamente com os documentos para obter o visto é necessário apresentar a apólice de seguro “Assistência em viagem” que cobre todo o período da sua permanência na Rússia.
Veja abaixo um exemplo de como deve ser o convite para o visto privado.
Lista de Documentos a apresentar:
- Passaporte que tem pelo menos 2 páginas em branco para vistos, válido de pelo menos de 6 meses após a data de expiração de visto;
- Formulário de pedido de visto, preenchido no site: visa.kdmid.ru, impresso e assinado pelo próprio requerente;
- Fotografia recente a cores 3,5 x 4,5 cm. com o fundo claro, com contornos nítidos da cara, sem óculos escuros e chapéus;
- Apólice de seguro de viagem válido no território da Federação Russa com cobertura de todo período de validade de visto;
- Carta-Convite conforme objetivo de viagem (categoria do visto).
Dúvidas sobre documentos para o visto?
Connosco é simples! A Mirage, com 12 anos de experiência, explica tudo o que precisa e trata do resto por si. Garantimos um processo rápido e seguro para a obtenção do seu visto para a Rússia. Entregue o seu passaporte e deixe o resto connosco!
Outras situações de visto privado (particular)
Se é cidadão português e deseja visitar amigos ou familiares distantes na Rússia, mas não possui parentes próximos, existem duas opções viáveis. Pode solicitar um visto de turismo, que permite estadias curtas, ou um visto privado de entrada única ou dupla, válido por até 90 dias. Para obter este visto, é necessário um convite oficial emitido por um cidadão russo, devidamente registrado junto às autoridades migratórias da Rússia.
Regras de convite
Visto comum particular é emitido para cidadãos de Portugal, de outros países e apátridas para entrar na Federação da Rússia com uma visita particular com base na original do convite. O pedido é redigido em qualquer formato e deve conter as seguintes informações: sobrenome, nome, patronímico, data de nascimento, número do passaporte, endereço de registro ou endereço do local de residência real de um cidadão russo, bem como o sobrenome, nome próprio, data de nascimento, nacionalidade, sexo, número do passaporte, multiplicidade de vistos, finalidade da viagem, período de entrada solicitado, local de residência previsto para o estrangeiro convidado e a cidade de visita.
O visto comum particular pode ser também emitido por necessidade de entrada na Federação da Rússia para receber um tratamento de emergência, ou por motivo de doença grave ou morte de um parente próximo com uma prova documentada de necessidade de tratamento de emergência, ou da doença grave ou de morte de um parente próximo.
Informações Legais e Limitação de Responsabilidade
A Mirage Agência de Viagens, Lda. é especializada em vistos e viagens para a Rússia, oferecendo serviços de consultoria e assistência na obtenção de vistos para particulares e empresas. Garantimos que todos os pedidos são preparados com rigor, em conformidade com os requisitos consulares russos.