Como viajar de Portugal para a Rússia em 2024? Dicas úteis

A falta de opções de voo a preços acessíveis, fecho de fronteiras terrestres, bem como a incapacidade de utilizar os cartões Visa e Mastercard emitidos por bancos estrangeiros na Rússia, leva a uma diminuição significativa do número de turistas portugueses que visitam a Rússia. Mas será impossível viajar?

Que tipo de viagens os portugueses fazem para a Rússia?

Muitos cidadãos portugueses têm familiares na Rússia, centenas de empresas portuguesas exportaram os seus produtos para o mercado russo, aliás no ano 2023 Portugal ficou entre 5 maiores exportadores de vinho para a Rússia. Muitas empresas portuguesas prestam serviços de manutenção equipamentos que anteriormente foram exportados. Portanto, visitas familiares e de negócios para a Rússia são mais frequentes hoje em dia entre cidadãos portugueses. Viagens de turismo e nomeadamente visitas Moscovo e São Petersburgo de facto não estão muito populares agora, mas  queda recente de cotação do rublo, e taxa de câmbio mais favorável despertou interesse de alguns portugueses de efetuar viagens turísticas.

Moscovo - azulejo

O que é necessário para viajar à Rússia em 2024?

É necessário visto para cidadãos portugueses entrarem na Rússia. E em 2024 chegou uma má notícia nesse sentido. Vistos russos para cidadãos portugueses e da UE ficarão mais caros em 2024. Em conexão com a entrada em vigor da lei russa sobre a suspensão do regime de emissão simplificada de vistos para cidadãos de países da UE a partir de 2024, os residentes de países europeus são obrigados a pagar o valor total da taxa de visto, tendo em conta sobretaxas dependendo da frequência e urgência do visto ao entrar na Rússia.


A taxa consular para visto de entrada única que em 2023 estava fixada nos 35 EUR, passou a estar nos 74 EUR a partir de Janeiro de 2024. Nos vistos de dupla e múltiplas entradas aumentos ainda mais significativos. Com as novas taxas em vigor, o visto eletrônico se torna a maneira mais fácil de visitar a Rússia para visitas de curto prazo


Exceto taxas mais altas o Consulado da Rússia em Lisboa não introduziu quaisquer tipos de restrições na emissão dos vistos, em prazo de 10 dias poderá solicitar vistos de turismo, privados, de negócios. 

Pagamentos, Visa e MasterCard

No território russo não será possível levantar dinheiro ou fazer pagamentos com um cartão VISA/MasterCard estrangeiro. Recomendamos levar consigo um mínimo suficiente de euros ou dólares em dinheiro e trocá-los por rublos em um banco ou casa de câmbio

Como escolher uma rota aérea para a Rússia em 2024? 

Atualmente, a tarefa não é fácil. Das companhias aéreas europeias, apenas a Air Serbia voa para a Rússia a partir de Belgrado. A maioria dos viajantes prefere a Turkish Airlines com uma ligação em Istambul. Mas não é só Istambul que pode servir de ponto de ligação a Moscovo a partir de países europeus. É possível voar via Dubai, Yerevan, Baku e, mais recentemente, Tbilisi. E, por vezes, é mais barato do que através da Turquia. Por conseguinte, é necessário comparar dezenas de opções para escolher a melhor rota. Recomendamos entrar em contacto com nosso departamento de reserva aérea por 969 574 542 para obter uma proposta de passagem aérea.

Viagens Via terrestre

Como as restrições no tráfego aéreo aumentaram significativamente o preço das passagens aéreas, cada vez mais pessoas procuram entrar na Rússia via fronteira terrestre. Voo até Helsinki com consequente  passagem para Petersburgo em autocarro era uma das opções preferidas por portugueses em 2023. Mas como em dezembro a Finlândia decidiu fechar a maioria dos postos de controlo da Fronteira, atualmente só se pode considerar a entrada via Estónia, a Letónia e a Lituânia para a passagem através de veículo (carro, autocarro, táxi). Esta informação é sujeita de confirmação antes de viagem 

Organize sua viagem a Rússia com Mirage Agência de Viagens

Devido às restrições nos sistemas de pagamento, no atual momento só efetuamos as seguintes serviços:

  • Vistos Normais e eletrônicos. Tratamos de vistos eletrônicos com permanência até 16 dias no território russo, e outros vistos de duplas ou múltiplas entradas e validade 90-180 dias. Para mais informações sobre vistos envie uma mensagem no WhatsApp.
  • Reserva de Voos para a Rússia. Efetuamos reservas até primeiro aeroporto na Rússia, voos entre aeroportos russos não reservamos. Para pedir orçamento pf envie detalhes de viagem pelo WhatsApp.
  • Atendimento apenas por canais digitais. Até à normalização da situação o nosso escritório estará fechado, a agência está funcionar através de canais de atendimento telefónico e online - contacte-nos por telefone 962580520  ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.