Eles querem não só conhecer Moscovo e São Petersburgo, mas também viajar no Transiberiano, admirar o florescimento das lilases e participar num jantar tradicional numa família dos Urais.

No ano de 2025, 5,1 milhões de estrangeiros visitaram a Rússia, 400 mil a mais do que em 2024. 30% desse número são cidadãos chineses. E, com a introdução do regime de isenção de visto, o número de visitantes desse país aumentará.

O 19.º pacote de sanções antirrussas da UE, aprovado em outubro de 2025, proibiu as empresas europeias de organizar e vender viagens à Rússia, bem como de prestar serviços turísticos no território do país. No ano passado, houve um fluxo bastante ativo de turistas da Bulgária, grupos da Hungria e de outros países europeus — viagens em formato individual.

Turismo na Rússia

Impacto do Mercado

Em 2025 os operadores turísticos russos receberam várias dezenas de grupos da UE, em 2026 provavelmente não haverá turistas organizados da Europa.

Preço da Viagem

Uma viagem de uma semana à Rússia custa atualmente cerca de 800-1000 euros (sem passagens aéreas). O custo de um produto turístico na Rússia depende em grande parte da cotação do rublo. Quanto mais forte ele estiver, mais cara será a viagem para os turistas estrangeiros.

Dificuldades para os turistas estrangeiros

Durante todo o ano de 2025, foi necessário lutar corajosamente contra todas as dificuldades que existem para os turistas estrangeiros, e em 2026 essa luta continuará:

  • 💳 Os cartões bancários estrangeiros não funcionam.
  • ✈️ Dificuldade no pagamento e ausência de voos diretos.
  • 💬 Bloqueios em serviços de mensagens.
  • 💱 Troca de moeda após as 22h é uma missão impossível.

«Só chegam à Rússia aqueles que estão dispostos a passar por uma difícil aventura e querem muito vir para cá»
— Operadores turísticos russos

Planeia viajar para a Rússia em 2026? Saiba quais os custos de uma viagem e como superar as dificuldades bancárias e outros. Leia o nosso artigo — Viagem à Rússia em 2026: Dicas essenciais para turistas portugueses.