O metro de Moscovo transporta 9 milhões de passageiros por dia. Isso é quase a população toda de Portugal! Visitar a Rússia, no geral, e Moscovo, em particular, é uma caixa de surpresas que revela uma nova compreensão deste imenso país chamado Rússia.
Precisamente por isso é que o número de portugueses a visitarem a capital russa aumenta a cada ano que passa. E uma das constatações dessa realidade é o facto de a maior companhia aérea russa, a Aeroflot, ter restabelecido os voos diretos para a capital portuguesa. Além disso, Lisboa e Moscovo há já muito tempo que estão ligadas por voos diretos efetuados pela TAP. Bastam cinco horas e meia e o turista português chega ao outono de Moscovo (ou inverno, ou verão, dependendo da época que escolher para viajar).
Nota: Antes de planejar sua viagem, recomendamos consultar as regras atualizadas para viagens de Portugal à Rússia, disponíveis nesta página, para informações recentes sobre vistos, requisitos de entrada e dicas úteis.
Em geral, os portugueses viajam com mais frequência para a Rússia na primavera e no outono, no entanto, às vezes é possível encontrarmos nas redes sociais fotos de turistas no meio da neve. Mas esses casos são, notoriamente, exceções, já que nem todos os portugueses conseguem se motivar para uma viagem à Rússia no período em que as temperaturas atingem os 20 graus abaixo de zero. No entanto, passar um fim de semana na capital russa, mergulhar na atmosfera de uma metrópole com mais de 12 milhões de habitantes e chegar mesmo a sentir a neve fria na pele pode ser uma ideia muito cativante.
Felizmente, os preços para tal viagem são agora mais acessíveis. Os bilhetes aéreos podem ser adquiridos a preços que rondam os 200 euros com uma escala de 250 euros em caso de voos diretos, sendo que, os muitos hotéis de Moscovo oferecem quartos para todos os gostos e carteiras. Nos últimos anos, a capital russa tem vindo a transformar- se e a mudar a uma rapidez vertiginosa, sendo essa uma outra razão para visitar Moscovo, mesmo que já lá tenha estado antes.
No entanto, ao viajar para a Rússia é preciso ter em atenção alguns detalhes importantes: pode comprar um pacote standard de turismo numa agência de viagens ou optar por organizar você mesmo a viagem – o desenvolvimento das tecnologias de informação, e fácil acesso às mesmas, levou ao aparecimento de uma enorme massa de turistas conhecidos por "turistas por conta própria" que, munidos de um gadget com acesso à internet, se ocupam eles mesmos das reservas dos hotéis, das viagens aéreas e de outros serviços necessários para viajar, sem terem de recorrer aos serviços das agências de viagens tradicionais. E a preparação das viagens para a Rússia não é exceção, sendo os bilhetes aéreos também neste caso adquiridos normalmente online. O problema é os futuros turistas se lembrarem muitas vezes de pedir o visto russo no consulado a apenas a poucos dias da partida.
O primeiro passo para quem pretende visitar a Rússia reside na obtenção do visto. Como se realiza esse procedimento?
Nunca é demais lembrar: qualquer viagem à Rússia para cidadãos de Portugal, ou da UE em geral, requer um visto válido. O visto turístico para a Rússia pode ser obtido por até 30 dias, desde que sejam atempadamente apresentados dois documentos essenciais:
- A confirmação da admissão de turistas estrangeiros emitida pelo operador turístico russo;
- A apólice de seguro de viagem que cubra todo o período de permanência no país.
O turista português pode requerer visto diretamente no consulado ou solicitar este serviço junto a um intermediário. O visto pode ser concedido nos prazos de 2 ou 7 dias úteis. Ver os tesouros dos czares russos, as amplas margens do Neva, as pontes levadiças de São Petersburgo e suas Noites Brancas, será que isto não vale para gastar uma centena de euros e 2-3 horas de tempo para obter um visto? Com um parceiro confiável como nossa agência de viagens, não será difícil!
Resolvida a questão do visto, e outras questões de ordem prática para a organização do passeio, o turista pode iniciar a viagem com segurança. Como costumam dizer os russos: "Moscovo não é a Rússia toda!" A Rússia, o maior país do mundo, não é um país para se visitar, mas para se ir visitando: uma única visita simplesmente não lhe permitirá compreender e assimilar tudo o que pode ver por lá. Depois de conhecer Moscovo torna-se imperativo percorrer o chamado Anel de Ouro, além da viagem obrigatória a São Petersburgo (muitas vezes chamada de "capital do norte" ou "Veneza russa"), mas este é tema para outra conversa.
O que mais atrai os turistas portugueses que visitam a Rússia?
As rotas por Moscovo e São Petersburgo são muito populares, evidentemente. Mas a Rússia não é só isso! Graças aos seus recursos naturais ímpares e ao enorme património histórico e cultural existem inúmeras possibilidades para os turistas com as mais variadas preferências e desejos. Num território que se estende por 9 fusos horários, graças à diversidade de condições geográficas e climatéricas, qualquer turista pode encontrar o descanso mais a seu gosto, desde as praias subtropicais de Sochi às fontes de águas quentes e vulcões em erupção da Kamchatka.
Nenhum outro lugar do mundo possui tantas possibilidades para a pesca e para a caça. Consegue imaginar-se a viajar no expresso transiberiano que demora 14 dias na viagem de Moscovo até aos Urais, atravessando a Sibéria Ocidental e Oriental, abordando no caminho o lago Baikal e a terminar mesmo no Extremo Oriente? Durante a viagem os turistas podem degustar pratos da cozinha típica, como a sopa borshe e as pelmenhi siberianas (parecidas com os ravioles italianos). Na região do Baikal pode-se comer o verdadeiro omul fumado.
Os mais audazes podem seguir rumo ao Polo Norte em quebra-gelos. Quem estiver cansado da civilização pode visitar as povoações perdidas na taiga, seguidoras de crenças antigas. Sabe-se lá se a inexistência da eletricidade, televisão e Internet, se os alimentos ecológicos, as roupas simples e o ar puro não são o que os turistas procuram? De qualquer forma os habitantes dessas povoações não têm ar de deserdados da sorte e de infelizes.
Quanto valem 1000 rublos, como não ofender os outros, como pedir visto - encontre as respostas ca seguir!
SEGURANÇA
Em geral, Moscovo é uma cidade perfeitamente segura, onde a polícia funciona bem e os crimes de rua estão em um nível bastante baixo. Por todos os meios, como em qualquer outra cidade metropolitana, você deve estar ciente dos carteiristas e ficar longe de entretenimentos proibidos, como prostituição ou drogas. Ao contrário de outras capitais do mundo, não há uma localidade especificamente malfadada em Moscovo. No entanto, um estrangeiro, que não fala russo, estaria, com certeza, correndo um risco maior à noite em algum lugar na periferia da cidade do que ao meio-dia na Praça Vermelha. Seja prudente também visitando clubes noturnos. Presta atenção às mensagens oficiais sobre segurança por parte das autoridades russas. Procure cumprir as recomendações oficiais; No entanto, em geral, se um turista é sóbrio e amigável, ele estará seguro em Moscovo.
TRANSPORTES PÚBLICOS DE MOSCOVO
BILHETES
Em bilheteiras de metrô ou quiosques, é possível comprar um bilhete all-in-one para usar em todos os tipos de transporte público. Os dois tipos mais populares, de bilhetes são o «Ediny» (All-In One) (para uma viagem de metro ou de transporte terrestre) e o «90 minut» (que lhe permite fazer viagens ilimitados por transporte terrestre ou por metro dentro de 90 minutos) Bilhetes custam 55 e 65 rublos, respetivamente. Também pode comprar um bilhete pelo mesmo preço diretamente do motorista, no entanto, os motoristas vendem apenas o bilhete Ediniy para uma viagem.
Se sua viagem a Moscovo dura por mais de 3 ou 4 dias, faz sentido comprar o cartão de transporte «Troika». Uma viagem paga com o cartão da Troika custaria apenas 35 rublos. O cartão está à venda nas bilheterias do metrô ou em máquinas automáticas e quiosques de terra. Funciona como Zapping, ou seja, recarregável.
METRO
Todo mundo sabe que Moscovo tem o metrô mais bonito do mundo. As estações de metrô de Moscovo parecem verdadeiros palácios com escadarias, paredes de mármore, estátuas de bronze, lustres enormes! Metro também é o meio mais conveniente do transporte público em Moscovo! É verdade que durante as horas de ponta (das 7 às 10 da manhã e das 6 da tarde às 8 da noite) o metrô pode ser superlotado. A maioria dos cartazes, placas e indicações estão em cirílico. Por isso use mapa de Metro (poderá descarregar no nosso site aqui)
TAXI
A grande maioria dos taxistas legais em Moscovo usa os três agregadores seguintes: YandexTáxi, Gett e Uber. Se tiver algum dos aplicativos acima instalados no seu smartphone, não terá nenhum problema com os táxis em Moscovo: em termos de idioma ou segurança. Os preços oferecidos pelos três agregadores não são os mesmos, entretanto em média pagará 500-700 rublos por uma corrida econômica de 30 minutos. Além das horas de ponta, esperar por um táxi não leva mais que 10 minutos.
Duas coisas importantes: ainda pode encontrar táxis legais que não são pintados no amarelo habitual e que não têm o sinal de táxi no topo (e a maioria dos táxis Uber são assim). Não se preocupe com isso. E, segundo, se apanhar um táxi na rua, é melhor negociar o preço no início da viagem.
AUTOCARROS E ELÉTRICOS
Aparência moderna a exibição da hora em espera - o transporte público pode parecer boa alternativa a Taxi, no entanto, devido aos engarrafamentos os autocarros e eléctricos não são tão populares entre os turistas como metrô ou táxi. Contudo, em algumas circunstâncias o uso destes transportes poderia ser mais adequado; por exemplo, no centro da cidade.
COMUNICAÇÕES
Devido a elevado custo não aconselhável utilizar sistema de roaming, e contratar um pacote de roaming. Em alternativa é possível adquirir SIM Card de operador local com plafond de internet e chamadas nas lojas da MTS, Beeline ou Megafon (três principais operadoras na Rússia).
GUIA NO SEU TELEMÓVEL
O seu telemóvel com Android ou IOS pode ajudar-lhe nos muitos aspetos na sua viagem à Rússia. Descarrega APS necessários.
Os russos em geral não falam inglês e saber ler algumas palavras faz toda diferença! Para aprender o alfabeto cirílico experimenta Google Translator. Para traduzir textos em cirílico, tira uma foto do texto pretendido e já está. Para melhor fazer contas em rublos use conversor de moeda, atualize cotações. Existem várias aplicações com mapas offline e guias de cidades Moscovo e St. Petersburgo incluindo mapas de metrô. Concluindo: antes de ir a Rússia vá a PlayMarket ou App Store!
HOTÉIS
Moscovo oferece alojamento turístico para todas as carteiras. O número de hotéis à escolha é imenso e a recente visita do rei da Arábia Saudita foi um verdadeiro “teste de ferro” aos hotéis de 5 estrelas da cidade. Como resultado, toda a corte real ficou hospedada em hotéis de luxo da capital. Embora os preços dos hotéis de Moscovo possam muitas ver “doer”, existe sempre uma excelente oferta de relação preço/qualidade com um imenso espectro de opções para todo o tipo de turista. Ao escolher um hotel, aconselhamos que preste atenção à proximidade do metro. O metro de Moscovo é o melhor meio de locomoção na capital e a visita a algumas estações é, já por si, uma verdadeira excursão.
COMO PAGAR?
Esta é uma questão que preocupa muitos turistas portugueses, mas, na prática, acaba por ser um pouco infundada. O turista pode facilmente cambiar euros à chegada ao país, nas muitas casas de câmbio espalhadas por Moscovo ou em outras cidades russas. Ou, se preferir, pode simplesmente levantar dinheiro com o cartão de crédito em qualquer caixa de multibanco da cidade e pagar com cartão de débito ou crédito a despesa feita em qualquer loja ou restaurante. Convém, no entanto, não esquecer que por cada transação efetuada fora da zona Euro, os bancos cobram uma comissão de acordo com as tarifas internas. Embora a escrita dos números por extenso nas notas seja feita em alfabeto cirílico, os números (dígitos) são iguais, o que torna bastante fácil a identificação do valor das diferentes notas. No momento em que este artigo é escrito, um euro permite comprar 90 rublos russos.
Moeda russa, sistema bancário
A moeda oficial da Rússia é o rublo e isso não é formal. Por todos os meios, não se pode excluir que, em alguma loja de antiguidades no Arbat, eles aceitem seus euros (se a quantia for grande o suficiente); no entanto, geralmente, não poderá comprar nada em Moscovo com dinheiro estrangeiro. Os quiosques de câmbio e ATMs estão localizados em cada rua (no centro da cidade, pelo menos) e é seguro usá-los. Operação é sujeita à aplicação de taxas de levantamento e câmbio de moeda. Em alternativa é possível trocar seu dinheiro em um banco mesmo que a troca seja feita com uma taxa menos atraente. Quiosques de câmbio, agências bancárias e caixas eletrônicos estão localizados em todos os terminais dos aeroportos moscovitas, onde você pode comprar moedas ou levantar dinheiro. No momento de finalização deste artigo 1 EUR custava 74 Rublos. Ou seja não Rússia vai ter que aprender lidar com contas de mil - mil rublos é pouco mais de 11 EUR
OS CARTÕES VISA E MASTERCARD
Os cartões VISA e MasterCard são aceitos praticamente em todos os lugares e, em breve, de acordo com as autoridades de Moscovo, não haverá loja ou café onde não vai ser possível pagar com cartão. Os mercados abertos de Moscovo são os únicos lugares onde aceitam apenas dinheiro.
COMO NÃO OFENDER OS OUTROS
Moscovo é uma moderna cidade europeia secular, onde não se aplicam regras estritas de comportamento público. No entanto, os moscovitas são um pouco conservadores e demonstram que as crenças políticas ou religiosas em público ou a identidade sexual em público podem ser levadas por outros com desaprovação. Em Moscovo, é proibido consumir bebidas alcoólicas em público. A polícia está monitorando estritamente os abusos e nenhum pacote de papel passaria por uma camuflagem de uma garrafa. É proibido fumar perto de estações de metrô, em estádios e em qualquer local, também é proibido em cafés e restaurantes. Mais um conselho para os nossos turistas portugueses: em Moscovo, como em todos os lugares da Rússia, você deve dar lugar a mulheres e idosos no transporte.
COMER NOS RESTAURANTES
Moscovo está no topo da lista das cidades mais caras do Mundo. Como é inevitável que turista circule pelas regiões turísticas, onde os restaurantes costumam ser caros, é uma boa ideia pedir indicações no hotel para encontrar lugares com bom custo-benefício. As dicas de restaurante ajudaram muito, mas o que realmente pode ajudar a poupar - é fazer compras em supermercado.É uma ótima ideia para fazer lanches, levar picnic etc.
Quando estiver na Rússia não perca a oportunidade de saborear os deliciosos pratos russos. Prove o típico caviar negro acompanhado de panquecas russas. Experimente o Pelmeni - bolinhos de massa recheados com carne moída, servidos em manteiga e cobertos com creme de leite. Frango à Kiev é um prato que consiste de peito de frango desossado e recheado com manteiga de alho, ervas, presunto, salmão, queijo e que depois é frito.
Organize sua melhor viagem para a Rússia com nossa ajuda
Mirage - com base em anos de experiência, oferece-lhe uma nova concepção de reserva simplificada da sua viagem para a Rússia! Pode escolher uma cidade, uma excursão, um seguro ou um transfer confortável com melhores preços e com ajuda dos nossos funcionários! Combine uma viagem à sua medida! Com Mirage poderá fazer tudo na mesma agência, porque também tratamos do seu visto de entrada e damos-lhe dicas e respostas profissionais para qq dúvida que tenha, connosco pode reservar passeios com guia que fala português, bilhetes de comboio, entradas para museus e etc! Como disse um provérbio “melhor ver uma vez de ouvir 100 vezes”. Se já ouvi, é tempo de fazer malas e partir à descoberta do maior país do Mundo - Rússia! Seja sua viagem de negócios ou de turismo ou apenas uma visita particular, nós ajudamos a prepará-la da melhor maneira, para obter o máximo dentro do orçamento disponível. Ligue já 962580520 e marque sua viagem!