Como obter um visto para a Rússia em Portugal | Tipos de vistos

Para a entrada na Rússia da maioria dos países incluindo Portugal é necessário obter um visto russo. O início da guerra na Ucrânia e as medidas restritivas que se seguiram levaram a mudanças significativas tanto na emissão de vistos quanto dificultaram muito qualquer viagem no território da Federação Russa

Às últimas alterações em regime de concessão de Vistos russos 

Após o início da Guerra na Ucrânia, em março de 2022, o governo russo aprovou uma lista de países “não amigáveis" à Rússia, que incluía a maioria dos estados da UE, incluindo Portugal. Em consequência deste facto, a obtenção de um visto russo para cidadãos portugueses pode ser dificultada em alguns casos. Trata-se, em primeiro lugar - vistos de jornalistas e diplomáticos. Para viagens essenciais por motivos familiares, de negócios, tratamento médico, etc os vistos estão a ser emitidos em prazos habituais. 

Em 15 de Julho de 2022, o governo russo  deixou cair as últimas restrições ligadas a pandemia de Covid-19, foi permitida a entrada dos estrangeiros via fronteiras terrestres. Viagens aéreas eram permitidas desde meados de 2021.

Nós ultimos anos o governo russo esteve ativamente envolvido na legislação, fazendo uma série de alterações na lei de imigração. Mudanças importantes foram adotadas em relação à emissão de vistos privados comuns, de turismo e estudo. Graças a estas alterações os turistas, estudantes e cidadãos estrangeiros que têm parentes na Rússia agora têm a possibilidade de visitar a Rússia por mais tempo. Tornou-se possível pedir:

  • visto de turismo de múltiplas entradas com duração até 180 dias (com estadia até 90 dias);
  • visto privado de múltiplas entradas com duração de 1 ano (sem restrições à duração da estadia no território da Federação Russa durante todo o período de validade do visto)
  • Anteriormente a visa de estudos era concedida por um ano e precisava de ser renovada anualmente. Aprovada a nova lei, a visa será concedida para todo o tempo de estudos mais 180 dias

 

Informações atualizadas sobre vistos russos emitidos em 2022

Exemplo de um visto a RussiaComo a emissão de vistos eletrônicos é suspensa, atualmente é possível solicitar apenas um visto normal que seja colado no seu passaporte junto com uma fotografia. Visto a Rússia - um documento oficial que contém o direito de permanecer na Rússia por um determinado período. No visto são indicadas as datas de entrada e saída do país, o tipo, número de entradas, dados do passaporte e informações sobre a organização de acolhimento ( "Visa Patrocinador"). O visto é uma autorização para entrar e sair. Se estiver no país mais tempo do que o especificado no período de visto, a saída do país será difícil e terá que pagar uma multa.

Visto é emitido somente após entrega nos serviços consulares de conjunto completo de documentos.Essa entrega pode ser feita pessoalmente pelo candidato ou seu representante legal - Agência de viagens por exemplo
Após o recebimento do visto, o requerente deve verificar a respetivos campos: nome, datas de viagem, número do passaporte, data de nascimento.
No caso de existir motivo Consulado pode negar emissão de visto.

 

Prazo de Permanência em território russo

Vistos de turismo permitam estadia máxima no território russo até 90 dias, nos outros tipos de visto período total de permanência de cidadãos estrangeiros na Federação Russa não pode exceder 90 dias em cada período de 180 dias. Esta disposição não se aplica aos estrangeiros que entram em trabalho e educação vistos.

Para obter visto russo com o menor custo, e poder visitar com segurança a Rússia, turista deve fazer seguinte :

  • Selecionar o tipo de visto, o mais adequado para a sua viagem. Dependendo do objetivo da entrada e permanência dos cidadãos estrangeiros na Federação da Rússia são emitidos os vistos das seguintes categorias: Visto de turismo - para visitas turísticas ou de negócios de curta duração; Visto de negócios; Visto de trabalho | Estudo; Visto de viagem privada - para visitar amigos ou familiares; Visto humanitário
  • Entender as principais etapas que compõem o processo de obtenção de visto
  • Ter uma idéia geral do custo e tempo de obtenção de um visto e documentos necessários
  • Encontrar o melhor parceiro (s) para obter um seguro e convite de visto

 

Tipos e características de vistos russos

É óbvio que a maioria dos portugueses entram na Rússia como turistas. Em 2015 (último ano quando o Ministério dos negócios estrangeiros publicou dados estatísticos), 7052 cidadãos portugueses visitaram a Rússia, incluindo 4936 com vistos de turismo, 877 vistos humanitários, 817 pessoas em viagens de negócios e vistos privados foram emitidos para 296 cidadãos. A seguir consideraremos as características e a finalidade de cada visto:

VISTO DE TURISMO
  • Finalidade de Viagem - Visita turística ou negócios de curta duração
  • Duração máxima de visto - até 90 dias Única ou Dupla entrada; até 180 dias Multiplas entradas
  • Documento de suporte de visto - Confirmação de receção de turista ou Reserva de Hotel (Única entrada)
VISTO DE NEGÓCIOS
  • Finalidade de Viagem - visita de negócios e visitas a exposições e apresentações
  • Duração máxima de visto - até 90 dias Única, Dupla entrada; até 1 ano Multiplas entradas
  • Documento de suporte de visto - Carta-convite da Organização/Empresa
VISTO PARTICULAR
  • Finalidade de Viagem - Visitar amigos, familiares
  • Duração máxima de visto - até 90 dias Única, Dupla entrada; até 1 ano Multiplas entradas
  • Documento de suporte de visto - Convite formalizado de um parente próximo
VISTO HUMANITÁRIO
  • Finalidade de Viagem - Visitas culturais, científicas, desportivas
  • Duração máxima de visto - até 90 dias Única, Dupla entrada
  • Documento de suporte de visto - Carta-convite da organização-anfitriã

VISTO ELETRONICO

Depois de testar o Visto eletrônico (E-Visa) em algumas regiões russas (São Petersburgo e Kaliningrado), foi decidido expandir tal programa para todo o território da Rússia, o que simplificaria a visita de turistas à Rússia. O visto eletrônico único foi planejado para ser introduzido no final de 2020. Desde março de 2022 aplica-se moratória à emissão de um único visto eletrônico em relação aos países que fazem parte de lista “não amigável"

 

Como obter um visto para a Rússia para portugueses.

Para a entrar sem complicações na Federação Russa, é necessário:
Passo 1 - Obter um convite de vistos conforme objetivo da viagem
Passo 2 - Fazer um seguro de viagem obrigatório
Passo 3 - Preencher formulário de visto
Passo 4 - Entregar conjunto de documentos no consulado ou num parceiro que vai tratar processo

5 passos para pedir visto a Russia

 

Passo 1 - Solicite a carta de convite ou o visa suporte.

Determine o tipo de visto, que vai pedir. O tipo de visto pode ser diferente do propósito da sua visita. Por exemplo, viagem de negócios a curto prazo, pode efetuar com um visto de turista, a obtenção deste visto é mais barato e rápido do que visto de negócios. Também com visto turístico poderá visitar um amigo ou familiar que vive na Rússia


Tenha em atenção que:
O convite só pode ser emitido pelo operador turístico russo credenciado pelo Escritório do Ministério de Assuntos Internos Migração (ex-FMS) da Rússia.
Este documento é diferente da confirmação da reserva


 

Passo 2 Adquira o seguro de viagem necessário

A Rússia obriga o viajante a adquirir um seguro de viagem para entrar no seu território. Por isso, para emitir o visto russo para portugueses, será necessário contratar um seguro de viagem passado por qualquer seguradora. A apólice deverá cobrir gastos de repatriamento e assistência médica em caso de urgência, incluindo atendimento hospitalar. A apólice de seguro deve abranger na totalidade, ou superar, todo o período para o qual se solicita o visto.

 

Passo 3. Preencher o formulário eletrónico do pedido de visto

No website especializado do Departamento Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia pode preencher o formulário eletrónico do pedido de visto. Leia instruções de preenchimento! Preencha todos os campos obrigatórios do formulário com informações corretas. Nome e Apelido no Formulário - deve ser colocado da mesma maneira como está no passaporte. Ao chegar a fim guarda formulário em pdf e imprima.Veja aqui um exemplo de formulário de visto preenchido

 

Passo 4 - Entregar conjunto de documentos no consulado ou num parceiro que vai tratar processo

Entrega passaporte, formulário, seguro e carta-convite no consulado russo. No ato de entrega deverá pagar taxas consulares em função de tipo de visto. 

 

Verifique documentos antes de entrega

Para entregar o seu pedido de visto tem que ter o seu dossiê de visto 100% correto - caso contrário o processo é devolvido e terá que fazer nova marcação e entrega. Assegura que datas de entrada e saída indicadas no formulário de visto correspondem a dados de Seguro e Cartão-Confirmação. O seu passaporte - deverá ter uma validade mínima de 6 meses desde a data de regresso da viagem e pelo menos duas folhas em branco no passaporte. O formulário eletrónico do pedido de visto deve ser preenchido corertamente e assinado. Cole uma foto tipo passe 3,5 x 4,5 com fundo branco no local indicado no formulário. A fotografia deve cumprir os requisitos indicados pela Embaixada: tamanho 3x4, recente, a cores.

 

O Preço e tempo de emissão dos vistos

Taxas consulares de emissão de visto depende do tipo de visto e da urgência de emissão escolhida e local onde é feito pedido. Para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos requerentes dos vistos russos, a a Embaixada da Rússia em Lisboa recomenda que se dirija ao Centro de Vistos.

Os Centros de Vistos ficam legalmente autorizados a receber, tratar e mandar para a consideração para as representações diplomáticas e consulares da Rússia os documentos. Este serviço é sujeito de pagamento de uma taxa que em conjunto dos emolumentos consulares da Embaixada representa seguintes valores:

  • Visto com emissão normal custa 68 euros e prazo de processamento é 10 dias desde a recepção de documentação.
  • Visto para a Rússia urgente custa 133 euros e, às 48 horas que demora em emitir o visto

São excluídos desta regra o visto de trabalho, o visto de ensino que prevê o curso completo de educação nos estabelecimentos de ensino na Rússia

 

Nota importante:
No centro de vistos só pode entregar o seu processo e processo dos seus familiares - para outras pessoas que viajam consigo terá que ter uma autorização de entrega de documentos
A análise do pedido de visto (questionário) começa após a entrega pelo requerente do conjunto completo de documentos. A falta de qualquer um dos documentos será motivo da recusa da análise e consequente devolução dos mesmo

A decisão de conceder ou recusar um visto é tomada pelo Consulado. Os documentos apresentados devem corresponder aos requisitos estabelecidos pela legislação da Federação Russa. No caso de apresentação de documentos falsificados ou questionário com dados deliberadamente enganosos, a emissão do visto será recusada sem explicação de razões.

 

Está pronto para começar? - trata o seu visto  com uma agência que fala o mesmo idioma da Embaixada russa

O único Centro de Vistos da Rússia no território português encontra-se em Lisboa. Para quem mora na capital portuguesa, a solução para o problema não parece complicada. No entanto, como mostra a prática, nem todos conseguem entregar o pedido de visto logo na primeira visita. Erros típicos que os portugueses cometem ao solicitar um visto russo são: indicação incorreta de nomes e sobrenomes em um pedido de visto; datas entre seguro, convite e pedido de visto não coincidem; apresentam confirmação de reserva de hotel em vez de carta-confirmação; Seguro nao mostra claramente que é valido em território russo; Carta convite com erros em nomes ou de um operador com irregularidades de registo.

 

Se está em dificuldades para percorrer este caminho sozinho sem ajuda profissional - contacte a agência Mirage!

Mirage é uma agência de viagens especializada em consultoria e obtenção de vistos de entrada na Rússia para turistas particulares e agências de viagens. Lembre-se que, em matéria de vistos russos, há muitas nuances que permitem obter o resultado desejado de várias maneiras. Iremos lhe oferecer o modo mais prático e com o mínimo de custos na obtenção de documentos necessários. E os nossos 10 anos (!) de experiência nos ajudam a encontrar uma solução prática para qualquer visto ou viagem à Rússia. Mais de 900 vistos tratados com sucesso em 2019 (antes da pandemia) falam por si!

Ainda tem dúvidas sobre como obter um visto? -  ligue 962 580 520