No mundo moderno, é difícil subestimar a importância de estar sempre conectado, mesmo quando se está a viajar ou de férias. Ao chegar a outro país, precisará de um número de telefone para solicitar um transfer para o hotel ou para outras necessidades.
Noticias para turistas que planejam visitar a Rússia
Nesta seção do nosso site encontrará notícias interessantes para quem viaja para a Rússia. Mudanças na política de vistos, registro de estrangeiros na Rússia, notícias de turismo, pontos turísticos de Moscovo e São Petersburgo tudo o que é relevante para a sua visita!
Nos últimos anos, o número de turistas portugueses que visitam a Rússia reduziu-se significativamente, com cerca de mil pessoas a viajar para o país anualmente. Mesmo assim, aqueles que já exploraram a Rússia relatam experiências positivas, destacando a tradicional hospitalidade russa e a atitude amigável para com estrangeiros, sem enfrentar problemas de segurança.
A ausência de opções para turistas estrangeiros pagarem com cartões na Rússia continua a ser um dos maiores desafios para quem quer visitar o país. Embora existam casas de câmbio, tanto no aeroporto de Domodedovo como em grandes hotéis, os turistas enfrentam dificuldades.
Planejar férias em Moscovo pode ser mais acessível do que muitos imaginam, dependendo das preferências. Para hospedagem, um quarto simples em hotéis centrais varia entre 3.700 a 30.000 rublos* por noite, enquanto em áreas mais distantes custa a partir de 2.000 rublos.
Nos últimos dois anos, os hotéis russos mudaram os seus cartazes e empresas de gestão, aumentaram as tarifas e a utilização graças ao regresso do tráfego turístico. Algumas empresas hoteleiras da Rússia são ligadas às empresas de bilionários russos, que desenvolvem cadeias hoteleiras, resorts e sanatórios.
Até o ano 2022 - 14 empresas estrangeiras operavam na Rússia e eram líderes no mercado. Marriott, InterContinental, Hyatt - deixaram o mercado russo em 2022. Os restantes operadores estrangeiros suspenderam o seu desenvolvimento e a expansão da rede. Embora os serviços de reserva on-line mais populares não estejam acessíveis, existem alternativas russas.
Em 2023, o interesse dos estrangeiros em viajar para a Rússia aumentou em comparação com o ano anterior, de acordo com as estatísticas do Departamento Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.
Na Rússia, existem regras especiais para a permanência de estrangeiros. Contamos sobre os requisitos que um visitante estrangeiro deve cumprir para estar legalmente no território da Federação Russa.
Todos os anos, milhões de estrangeiros visitam a Rússia. O que é que os surpreende na vida local? Muitos viajantes consideram a Rússia um país muito exótico, e a vida russa surpreende-os e alarma-os. Os turistas que têm a sorte de visitar a Rússia fazem muitas descobertas sobre a vida dos habitantes locais. O que é que a vida quotidiana russa impressiona os estrangeiros e o que é que eles dizem sobre os russos?
O governo russo está desenvolvendo uma série de medidas para aumentar a atratividade das viagens para a Rússia e apoiar o setor de turismo e hotelaria. Uma dessas medidas foi alterar o procedimento de emissão de vistos de turista, que anteriormente só poderia ser obtido por convite oficial de um operador turístico russo e o prazo de tal visto não ultrapassava 30 dias. A partir de 1º de setembro de 2021 entraram em vigor novas regras de emissão de vistos de turista que agora podem chegar a 180 dias de validade.
Moscovo não é só o coração e a capital da Rússia, ela é também o centro de todo o turismo russo, o rosto do país. Às perguntas colocadas pela revista "Diálogo " respondeu o diretor do Departamento de Política Nacional, Relações Inter-Regionais e Turismo da Cidade de Moscovo, Vladímir Tchernikov.
Moscovo é, sem dúvida, a principal cidade da Rússia, e o seu coração é o Kremlin de Moscovo. O Kremlin não é apenas a sede do governo da Rússia, mas um inteiro complexo museológico extremamente interessante, com um grande número de exposições que permitem estudar toda a história do Estado russo.
Entrevista do Serguei Tcheriômin, chefe do Departamento de Relações Económicas Externas e Internacionais da cidade de Moscovo, à revista "Diálogo: Portugal-Rússia" Sabemos que operam em Moscovo bastantes empresas não só europeias, mas das mais diversas regiões do mundo. Gostaríamos de saber se essas empresas foram seriamente afetadas pela crise económica ou se a atividade empresarial se manteve estável?