A ausência de opções para turistas estrangeiros pagarem com cartões na Rússia continua a ser um dos maiores desafios para quem quer visitar o país. Embora existam casas de câmbio, tanto no aeroporto de Domodedovo como em grandes hotéis, os turistas enfrentam dificuldades.
Noticias para turistas que planejam visitar a Rússia
Nesta seção do nosso site encontrará notícias interessantes para quem viaja para a Rússia. Mudanças na política de vistos, registro de estrangeiros na Rússia, notícias de turismo, pontos turísticos de Moscovo e São Petersburgo tudo o que é relevante para a sua visita!
Planejar férias em Moscovo pode ser mais acessível do que muitos imaginam, dependendo das preferências. Para hospedagem, um quarto simples em hotéis centrais varia entre 3.700 a 30.000 rublos* por noite, enquanto em áreas mais distantes custa a partir de 2.000 rublos.
Nos últimos dois anos, os hotéis russos mudaram os seus cartazes e empresas de gestão, aumentaram as tarifas e a utilização graças ao regresso do tráfego turístico. Algumas empresas hoteleiras da Rússia são ligadas às empresas de bilionários russos, que desenvolvem cadeias hoteleiras, resorts e sanatórios.
Até o ano 2022 - 14 empresas estrangeiras operavam na Rússia e eram líderes no mercado. Marriott, InterContinental, Hyatt - deixaram o mercado russo em 2022. Os restantes operadores estrangeiros suspenderam o seu desenvolvimento e a expansão da rede. Embora os serviços de reserva on-line mais populares não estejam acessíveis, existem alternativas russas.
Em 2023, o interesse dos estrangeiros em viajar para a Rússia aumentou em comparação com o ano anterior, de acordo com as estatísticas do Departamento Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.
Finlândia prolonga indefinidamente o encerramento da fronteira com a Rússia. A Finlândia começou a encerrar gradualmente os postos de controlo na fronteira com a Rússia em novembro de 2023: no início, apenas alguns postos de controlo não funcionavam.
A partir de outubro de 2023, entraram em vigor novas regras de registo de migração na Rússia. Na sequência de alterações introduzidas por Lei Federal n.º 156-FZ é alargada a lista de casos em que os próprios estrangeiros notificam a autoridade de registo de migração do local de estada, uma vez que anteriormente esta era da responsabilidade da parte recetora - o empregador ou o senhorio.
A falta de opções de voo a preços acessíveis, fecho de fronteiras terrestres, bem como a incapacidade de utilizar os cartões Visa e Mastercard emitidos por bancos estrangeiros na Rússia, leva a uma diminuição significativa do número de turistas portugueses que visitam a Rússia. Mas será impossível viajar?
Na Rússia, existem regras especiais para a permanência de estrangeiros. Contamos sobre os requisitos que um visitante estrangeiro deve cumprir para estar legalmente no território da Federação Russa.
Todos os anos, milhões de estrangeiros visitam a Rússia. O que é que os surpreende na vida local? Muitos viajantes consideram a Rússia um país muito exótico, e a vida russa surpreende-os e alarma-os. Os turistas que têm a sorte de visitar a Rússia fazem muitas descobertas sobre a vida dos habitantes locais. O que é que a vida quotidiana russa impressiona os estrangeiros e o que é que eles dizem sobre os russos?
Atualmente, a tarefa não é fácil. Das companhias aéreas europeias, apenas a Air Serbia voa para a Rússia a partir de Belgrado. A maioria dos viajantes prefere a Turkish Airlines com uma ligação em Istambul. Mas não é só Istambul que pode servir de ponto de ligação a Moscovo a partir de países europeus. É possível voar via Yerevan, Baku e, mais recentemente, Tbilisi. E, por vezes, é mais barato do que através da Turquia. Por conseguinte, é necessário comparar dezenas de opções para escolher a melhor rota.
O governo indicou a próxima data de introdução do sistema de visto eletrónico na Rússia - 1 de agosto de 2023. Ao mesmo tempo, os vistos serão emitidos para todos os 52 Estados da lista aprovada pelo governo russo em 2020 e mais três novos países. Os operadores turísticos consideram que se trata de um passo importante para o relançamento do turismo de entrada na Rússia, mas também há dúvidas.
De acordo com o Serviço de Fronteiras da Federação Russa, 200,1 mil estrangeiros visitaram a Rússia para fins turísticos em 2022. Isto é quase 4,9 milhões, ou 25,5 vezes menos do que no ano pré-pandémico de 2019.
O governo russo está desenvolvendo uma série de medidas para aumentar a atratividade das viagens para a Rússia e apoiar o setor de turismo e hotelaria. Uma dessas medidas foi alterar o procedimento de emissão de vistos de turista, que anteriormente só poderia ser obtido por convite oficial de um operador turístico russo e o prazo de tal visto não ultrapassava 30 dias. A partir de 1º de setembro de 2021 entraram em vigor novas regras de emissão de vistos de turista que agora podem chegar a 180 dias de validade.
Moscovo não é só o coração e a capital da Rússia, ela é também o centro de todo o turismo russo, o rosto do país. Às perguntas colocadas pela revista "Diálogo " respondeu o diretor do Departamento de Política Nacional, Relações Inter-Regionais e Turismo da Cidade de Moscovo, Vladímir Tchernikov.