Em 1961 a Rússia (URSS então) foi a primeira que mandou um homem ao espaço cósmico. Os carros de combate, aviação de guerra e famosa série de metralhadoras Kalashnikov são de certeza os melhores em todo o mundo. O ballet clássico russo está bem reconhecido.
De acordo соm о decreto do governo russo, о аnо de 2019 nа Rússia é proclamado о Аnо do Teatro. О teatro russo é, sem dúvida um dos mais ricos do mundo, devido à sua quantidade de dramaturgos, escritores е реças de teatro. А arte teatral nacional tem uma tradição longa e mereceu reconhecimento е fama internacionais.
Ainda hoje se pode encontrar na Rússia pessoas com o nome Portugalov. Na opinião dos linguistas, a sua procedência tem, na verdade, raízes lusitanas. Tratava-se de judeus que fugiram de Portugal depois do rei D. Manuel I ter começado em 1494 uma campanha de expulsão dos judeus do país.
As obras da arte popular russsa são capazes de contar muito sobre o carater nacional russo, sobre a história da Rússia, sobre o ideal popular da felicidade e da beleza. A maior parte do artesanato apareceu nos tempos antigos, suas raizes são do ofício camponêz. A própria natureza mostrou ao homem os materias e os temas.
A Igreja Ortodoxa Russa conta com uma história de mais de mil anos. Segundo a lenda foi o Santo Apostolo Andrei Pervozvanniy que iniciou a era crista, pregando o Evangelho na região do Rio Dnieper, nas colinas de Kiev e abençoando a futura cidade de Kiev. A difusão do cristianismo na Rússia foi influenciada pelos vizinhos: um grande estado cristão: o Império Bizantino.
E um facto largamente aceite que a educação na Rússia e profunda e multifacetada e que os russos sabem e gostam de estudar. Os estudantes estrangeiros consideram que e prestigioso estudar nos estabelecimentos de ensino da Federação da Rússia.O nível de alfabetização na Rússia entre 9 e 49 anos constitui 99,8%.
A compreenção da vida russa pelos estrangeiros é esteteotípica. Talvéz foi o romanista fransês Alexandre Dumas-pai quem viajou por Rússia e deu início a tal compreenção. Numa das suas obras o autor descreve como estava descançando na sombra de “ramoso oxicoco”.