Visto eletrônico - é um visto simplificado sem necessidade de carta-convite, e entrega de passaporte no consulado. Com prazo de permanência até 16 dias no território russo este visto serve para entrar na Federação da Rússia em visita de negócios ou de turismo, participar em eventos científicos, culturais, desportivos e etc.
Visto eletrônico foi lançado em caráter experimental em 2018 e permitia visitar apenas a cidade de São Petersburgo. Depois, como resultado da pandemia, os vistos eletrônicos foram suspensos, mas em agosto de 2023 o governo russo retomou a emissão de vistos eletrônicos e agora sua validade se estende a todo o território da Rússia.
Após o cancelamento pelo governo russo, em dezembro de 2023, do acordo sobre a emissão simplificada de vistos e um aumento significativo nas taxas de visto para cidadãos europeus, um visto eletrônico se torna a maneira mais fácil de visitar a Rússia para visitas de curto prazo. No entanto, existem restrições quanto aos pontos de passagem de fronteira através dos quais se pode viajar com um visto eletrónico!
O que é visto eletrónico a Rússia?
O visto eletrónico único é um visto de entrada único. Em contrapartida de visto normal este visto não é um autocolante no passaporte e fisicamente apresentado como documento A4, com código de barras e código de validação. Precisará da notificação para apresentar aos representantes da empresa de transportes e aos guardas de fronteira durante o controlo de passaportes no ponto de passagem de fronteira
Prazo de validade de visto electrónico
O período de validade de um visto eletrónico único é de 60 dias a contar da data da sua emissão. O período de estada autorizado na Federação da Rússia com um visto eletrónico único durante o seu período de validade não é superior a 16 dias a contar da data de entrada. A validade do visto eletrônico não pode ser estendido.
Pontos de passagem de fronteira
O visto eletrónico único é válido para entrar e sair da Federação da Rússia apenas através dos seguintes pontos de passagem de fronteira
Seguro de viagem para a Russia
Os cidadãos estrangeiros que permanecem na Federação da Rússia com vistos electrónicos unificados devem ter uma apólice de seguro médico válida no território da Federação da Rússia durante todo o período de permanência. Aproveite para subscrever nosso seguro de viagem em pacote com e-visa!
E-visa em 5 dias com eficácia e profissionalismo.
Embora o processo de pedido de visto possa parecer simples à primeira vista, na realidade existem muitas vezes dificuldades no processo de pedido e os requerentes cometem frequentemente erros no preenchimento do pedido devido à dificuldade de transcrição dos nomes portugueses. Para pedir um visto rapidamente e sem problemas desnecessários e perda de tempo, contacte-nos! Nos tratamos o seu visto em 4-5 dias a 100% conforme as regras para entrada na Rússia. Para iniciarmos o seu processo:
- Envie-nos
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. - ou mensagem no WhatsApp
Atenção: o pedido não pode ser apresentado antes de 40 dias da data prevista de entrada na Federação Russa.
Preço de e-visa
Pelo governo russo está cobrada taxa pela emissão de visto na ordem de 50 EUR. Devido a restrições em vigor, o pagamento da taxa é efetuado em moeda estrangeira e por isso a transação está sujeita a respetivos encargos bancários por compra fora da zona euro e de câmbio. Com a nossa Agência poderá solicitar visto eletrônico por valor total 125 EUR incluindo emissão de seguro de viagem!
O visto eletrónico será simplificado? Problemas e soluções
De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, as informações sobre o elevado número de recusas de visto eletrónico são exageradas. Dos 210 mil vistos aprovados, apenas 136 recusas ocorreram devido a restrições de entrada na Federação Russa, e 1.853 foram recusados por outros motivos (de 1 de agosto de 2023 a 29 de janeiro de 2024). No entanto, operadores turísticos afirmam que muitos pedidos nem chegam à fase de aprovação, o que não é refletido nas estatísticas oficiais.
Alguns operadores turísticos também relatam queixas de turistas quanto à verificação da autenticidade dos vistos eletrónicos na Rússia. Em certos casos, o controlo do visto foi feito no interior do território russo. Nalguns casos, ao verificar a base de dados, foi identificado que o turista não possuía visto, apesar de inicialmente ter conseguido entrar no país.
O Ministério está a analisar o sistema de vistos eletrónicos e a trabalhar em melhorias. Propostas serão apresentadas após a recolha de dados suficientes para a análise.
Não arrisca com seu visto, desconhecimento das regras pode sair caro!
No início de funcionamento de e-visa revelaram se certos problemas, quando turistas introduzem no sistema o seu nome incompleto ou em ordem diferente que esta no passaporte o visto é considerado invalido. Um caso destes até chegou às páginas de Correio da Manhã: “O grupo de 18 portugueses chegou ao aeroporto de Pulkovo, em São Petersburgo, na Rússia, e foi barrado durante o controlo de passaportes. De acordo com as autoridades russas, os nomes não estavam escritos corretamente no VISA”
As informações fornecidas no seu pedido devem ser completas e exatas. Qualquer informação incorrecta pode levar à anulação de um visto já emitido num posto de controlo na fronteira estatal da Federação da Rússia ou no território da Federação da Rússia.
A emissão de um visto eletrônico único pode ser recusada nos casos previstos na legislação da Federação da Rússia.
Para mais informações sobre visto entre em contacto por 962 580 520