Rússia: clima

Rússia: população, território e clima

Em 1961 a Rússia (URSS então) foi a primeira que mandou um homem ao espaço cósmico. Os carros de combate, aviação de guerra e famosa série de metralhadoras Kalashnikov são de certeza os melhores em todo o mundo. O ballet clássico russo está bem reconhecido.

Os nomes de Anna Pavlova, Galina Ulanova, Maia Plissetskaia, Rudolfo Nuriev, Mikhail Barýshnikov conhece cada homem inteligente. Os êxitos desportistas dos russos são óbvios é tradicional que a equipa russa ganha lugares mais elevadas das Olimpíadas, bateram muitos recordes os halterofilistas, nadadores, ginastas, hokeyistas. Entre os campeoes de xadrez a maioria são russos da Rússia.

Russia turistas

A Rússia fica situada na parte leste da Europa e parte norte da Ásia, tem limite com 14 estados, sua fronteira é a mais longa do mundo. O território é 17 075 400 quilômetros quadrados.
O clima na Rússia é muito diversificado: desde subtropical na costa do mar Negro até continental na Sibéria meridional onde a mudança anual de temperaturas atinge 80ºC e ártico no Norte Extremo. A maior parte do país encontra-se na zona de clima moderado.

Tempo

Os fusos horários da Rússia são 11. Os fusos variam de +2 horas de GMT em Kaliningrad até +12 horas em Kamtchatka e Chukotka. Fuso horário de Moscovo e São Petersburgo é +3 horas GMT.
Cidades principais, divisão administrativa
A federação da Rússia compreende: 21 repúblicas, 6 terras, 49 regiões, cidades federais Moscovo e São Petersburgo, uma região autónoma e 10 circunscrições autónomas. A capital da Rússia é Moscovo (cerca de 10 milhões de homens). Cidades mais grandes (a mais de 1 milhão de homens): São Petersburgo (4,6 milhões) Novosibirsk, Nijny Novgorod, Ecaterinburgo, Samara, Omsk, Tcheliabinsk, Kazan, Perm, Ufá, Rostov-na-Donu e Volgograd.

Regime estatal

Rússia é república federativa. O estado está encabeçado por presidente, o poder executivo pertence ao governo encabeçado pelo primeiro ministro. O poder legislativo é da Assembleia Federal que compreende duas câmaras: Conselho da Federação e Duma Estatal.

População e língua

A população do país é 143,3 milhões de homens (dados de 2002), cerca de 80% da população são russos (eslavos). Além dos russos na Rússia moram mais de 100 povos e grupos étnicos. Os mais numerosos são ucranianos e tártaros bem como arménios, azerbaijanos, casakhes, judeus e alemãos.

A língua oficial (estatal) em todo o território da Federação da Rússia é russo.
Unidade monetária - rublo.

Religião

A metade dos russos são ateístas. A maior parte dos homens da fé são cristãos ortodoxos (ramo oriental de cristianismo). A população da Rússia também professa islão, catolicismo, judaísmo e budismo.

Festas principais

  • 1 de janeiro – Ano Novo
  • 7 de janeiro - Natal (ortodoxo)
  • 23 de fevereiro – Dia do defensor da Pátria
  • 8 de março – Dia internacional das mulheres
  • 1 de maio – Dia internacional de solidariedade dos trabalhadores
  • 9 de maio – Dia da Vitória
  • 12 de junho – Dia de Independência
  • 7 de novembro – Dia de concórdia e conciliação
  • 12 de dezembro – Dia de Constituição da Federação da Rússia

A população do país é cerca de 145 milhões de homens.

13 cidades tem a população a mais de um milhão, as mais grandes ente elas são Moscovo São Petersburgo. 80% da população são russos (eslavos). Há mais de 100 povos que falam suas línguas embora todos sabem russo, 60% da população são ateístas. A maior parte dos homens da fé são da conceição ortodoxa.
Os apelidos mais frequentes são: Kuznetsov, Ivanov, Petrov, Smirnov e Popov. Os nomes mais usados são: Elena e Alexéi. O número das mulheres na Rússia é mais grande do que dos homens. As noivas russas são célebres em todo o mundo nem só por aparência mas também por seu jeito de cuidar da economia doméstica. Muitos dos estrangeiros chegam à Rússia para encontrar aqui e levar à casa uma bela esposa eslava.

Os russos são gente de leitura. Os estrangeiros sempre estão admirados quando encontram em metro ou autocarro os passageiros com livro na mão. Nas livrarias e perto dos quiosques da literatura sempre há muita gente. E as línguas estrangeiras conhecem pouco na Rússia é o efeito de que a sociedade estava isolada no período do totalitarismo soviético. Com certeza, a juventude aprenda línguas, especialmente inglês, porém é duvidoso que consiga falar com uma pessoa idosa.

“Os russos atrelam devagar porém vão rápido”. É interessante que estas palavras que bem caracterizam a realidade russa há um século e meio foram proferidas por um político alemão – Otto Von Bismark. Os russos é o povo talentoso. Nós somos orgulhosos dos nossos famosos compatriotas. São russos os escritores Tolstói, Dostoiévski, Tchekhov. Cinco são laureados do Prémio Nobel em ramo de literatura – Bunin, Sholokhov, Pasternak, Soljenitsin, Brodsky. Em todo o mundo tocam músicas dos compositore russos: Tchaikovsky, Rachmaninov, Stravinsky, Prokofiev, Shostakovich, Shnitque. Malevich e Kandinsky são famosos por serem os vanguardistas russos.

Os êxitos dos cientistas russos no campo da química, física nuclear, aviação são do conhecimento comum. Porém a respeito de certos descobrimentos e invenções a Rússia tem sua própria opinião diferente da do reconhecimento mundial. Os estrangeiros admiram muito quando conhecem que os russos consideram a invenção das lâmpadas eléctricas, comboios e rádio a prioridade russa. Entretanto há muitas coisas em que a prioridade russa é indiscutível.