A partir de outubro de 2023, entraram em vigor novas regras de registo de migração na Rússia. Na sequência de alterações introduzidas por Lei Federal n.º 156-FZ é alargada a lista de casos em que os próprios estrangeiros notificam a autoridade de registo de migração do local de estada, uma vez que anteriormente esta era da responsabilidade da parte recetora - o empregador ou o senhorio.
Está estipulado que, se um estrangeiro viver no apartamento de um russo e ambos estiverem registados no portal dos serviços estatais, o próprio estrangeiro deve apresentar uma notificação de chegada. Estas regras não se aplicam aos casos de alojamento de um cidadão estrangeiro em hotéis, instituições médicas e sociais, em que o registo é feito pela parte recetora.
Como registar a migração na Rússia quando se fica alojado numa casa particular ou num apartamento alugado?
Para se inscrever no registo de migração, um estrangeiro precisa de ter uma conta pessoal no "Gosuslugi", onde será necessário especificar o endereço dos alojamentos e o registo. O senhorio só precisa de confirmar o seu consentimento para ser colocado na sua conta pessoal. Após a conclusão do registo no gabinete pessoal do cidadão estrangeiro, será assinada com uma assinatura eletrónica uma parte destacável da notificação de chegada ao local de estadia (registo). Esta parte destacável pode ser impressa e serve como confirmação de registo.
Também é possível efetuar o registo no MFC (Centro Multifuncional de Prestação de Serviços do Estado e dos Municípios). Neste caso, o proprietário deve apresentar pessoalmente um pedido de registo de cidadão estrangeiro no local de estadia.
Registo de cidadãos estrangeiros - que documentos são necessários?
Ao apresentar um aviso de chegada através de uma conta pessoal em "Gosuslugi", o cidadão estrangeiro deve anexar cópias dos seguintes documentos
- Passaporte ou outro documento de identidade,
- cartão de migração
- um documento que confirme que o alojamento é propriedade da parte que o recebe
- um contrato de aluguer de alojamento, se este tiver sido celebrado entre o estrangeiro e a parte que o recebe
No caso de registo de migração no MFC, a parte recetora tem de preencher um pedido, ter um passaporte e um documento relativo ao alojamento.
Pode ler informações actualizadas sobre as regras de registo no nosso artigo Registro de cidadãos estrangeiros na Rússia