Em 2022, o fluxo de turistas estrangeiros para a Rússia diminuiu 25 vezes

De acordo com o Serviço de Fronteiras da Federação Russa, 200,1 mil estrangeiros visitaram a Rússia para fins turísticos em 2022. Isto é quase 4,9 milhões, ou 25,5 vezes menos do que no ano pré-pandémico de 2019.

As chegadas de turistas à Rússia no ano passado foram inferiores mesmo aos anos "covardes" de 2020 e 2021. Em comparação, de acordo com as mesmas estatísticas da fronteira russa, os estrangeiros em 2021, no auge das restrições covid, o fluxo de turistas estrangeiros que entraram na Rússia ascendeu a 288.300 visitas.


No final de 2022, o primeiro lugar no número de visitas, cujo objectivo foi especificado como turismo, foi a Alemanha, um total de 25,4 mil visitas "turísticas" à Rússia foram feitas por cidadãos alemães em 2022. O segundo lugar no fluxo turístico estrangeiro para a Rússia em 2022 é a Turquia, o terceiro - Irão. 


No entanto, os participantes no mercado notam que a indicação de "turismo" como o objectivo da visita nem sempre significa que se tratasse de um turismo clássico. Muito provavelmente, no caso da Alemanha, estamos a falar de visitas de negócios e visitas para fins pessoais (por exemplo, visitas de familiares por emigrantes), dizem os especialistas.


Segundo os operadores turísticos, no ano passado praticamente não havia turistas organizados da Alemanha (e da Europa em geral) na Rússia. As razões são claras - os céus fechados entre a Rússia e a maioria absoluta dos países europeus, bem como a incapacidade de utilizar os cartões Visa e Mastercard emitidos por bancos estrangeiros na Rússia.


Os hotéis russos com uma classe superior de serviço de 4 e 5 estrelas foram os primeiros a sofrer uma queda acentuada no fluxo turístico. A ocupação de quartos em hotéis "caros" diminuiu quase para metade. No entanto, em Março-Abril de 2023, houve um aumento da chegada de turistas, principalmente dos Emirados Árabes, Turquia e China. Antes da pandemia, a China era o principal fornecedor de turistas à Rússia. Em 2019, os chineses fizeram 1,5 milhões de visitas turísticas à Rússia. Em 2022, os chineses efectuaram apenas 842 visitas à Federação Russa para fins turísticos.


Agora a China está a começar a reabrir ao turismo e a Rússia planeia aumentar o fluxo de turistas do país. A existência de voos directos entre os países e o facto de os cartões bancários chineses do sistema UnionPay funcionarem na Rússia também irão jogar a seu favor. No entanto, as viagens sem visto para grupos de turistas, suspensas devido à pandemia, ainda não foram restabelecidas. Este factor é agora o maior entrave à recuperação do turismo de entrada da China para a Rússia. Uma decisão sobre o recomeço das viagens com isenção de vistos pode ser esperada a qualquer dia.


A Rússia está também a discutir outras medidas para estimular o fluxo turístico, particularmente a introdução do "cartão turístico", que permitiria aos estrangeiros que vêm à Rússia pagar as compras sem pagamento. Os peritos também consideram necessário reintroduzir vistos electrónicos para visitar a Rússia. 

 

Gostaríamos de lembrar que  é necessário um visto para a entrada na Rússia de cidadãos da UE e portugueses. Devido ao encerramento do centro de vistos em Lisboa, os vistos só podem ser obtidos junto do departamento consular da Embaixada Russa. Não estão disponíveis dados quantitativos sobre as visitas à Federação Russa de cidadãos portugueses, mas, como no caso da Alemanha, pode haver um pequeno número de visitas de negócios e pessoais (por exemplo, visitas a familiares).