Novos vistos de turismo para a Rússia até 180 dias | Entradas múltiplas 

O governo russo está desenvolvendo uma série de medidas para aumentar a atratividade das viagens para a Rússia e apoiar o setor de turismo e hotelaria. Uma dessas medidas foi alterar o procedimento de emissão de vistos de turista, que anteriormente só poderia ser obtido por convite oficial de um operador turístico russo e o prazo de tal visto não ultrapassava 30 dias. A partir de 1º de setembro de 2021  entraram em vigor novas regras de emissão de vistos de turista que agora podem chegar a 180 dias de validade.

Os vistos de turista com base na confirmação da admissão de um turista estrangeiro por uma organização do registo federal unificado de operadores turísticos podem agora ser emitidos por um período de até 3 meses e ser simples e duplos, ou por até 6 meses e seja múltiplo. No caso de vistos de múltiplas entradas, o período de permanência não deve ultrapassar 90 dias em cada 180.


A partir de 1º de setembro deste ano  um visto de turista também pode ser emitido com base na confirmação da reserva de quarto em um hotel ou alojamento, informação sobre a qual está contida em uma lista unificada de hotéis classificados. Esse visto só pode ser de entrada única e é emitido para o período das datas da reserva. Se várias confirmações de reserva em diferentes cidades forem fornecidas durante uma viagem à Rússia, o visto será emitido para todo o período de validade das reservas. É permitido adicionar 1 dia adicional às datas de entrada e saída, se o estrangeiro viajar para regiões remotas da Rússia.


A confirmação da reserva para visto de turismo

A confirmação da reserva de quarto num hotel é preenchida em russo, inglês ou na língua de um turista estrangeiro, assinada por um funcionário autorizado do hotel e certificada pelo selo do hotel. Documento deve indicar:

1) número e data de assinatura do documento;

2) o nome do hotel, o endereço e o número de registo;

3) informações sobre o cidadão estrangeiro - nome completo, data de nascimento, sexo, cidadania, número do passaporte

4) datas de reserva.


Nota importante

Registo de migração de um turista estrangeiro há de ser efetuado pelo hotel que emitiu a confirmação. Se um cidadão estrangeiro cancelar a reserva e na falta de registro junto a Ministério de Assuntos Internos da Rússia, seu visto de turista pode ser cancelado, e o turista pode ser levado à responsabilidade administrativa por violar as regras de permanência de um cidadão estrangeiro na Rússia, que posteriormente pode resultar na recusa de entrada na Rússia.

 

A apólice de seguro 

A apólice de seguro de saúde em caso de emissão de visto de entradas múltiplas deve ser válida durante o período da primeira entrada na Rússia. Consulte a lista de outros documentos obrigatórios para emissão de visto de turismo