O governo indicou a próxima data de introdução do sistema de visto eletrónico na Rússia - 1 de agosto de 2023. Ao mesmo tempo, os vistos serão emitidos para todos os 52 Estados da lista aprovada pelo governo russo em 2020 e mais três novos países. Os operadores turísticos consideram que se trata de um passo importante para o relançamento do turismo de entrada na Rússia, mas também há dúvidas.
COMO VAI FUNCIONAR O VISTO ELECTRÓNICO PARA A RÚSSIA
O visto eletrónico será universal e de entrada única. Permite que um estrangeiro permaneça na Rússia durante 16 dias para uma visita de turismo ou de negócios, bem como para participar em eventos científicos, culturais, sociopolíticos, económicos e desportivos e para estabelecer ligações e contactos relevantes.
Uma viagem de 16 dias, no máximo, pode ser efectuada em qualquer data no prazo de 60 dias após o seu registo. Ao mesmo tempo, a data de partida da Rússia não pode ser posterior ao 60.º dia a contar da data do seu registo.
QUEM PODERÁ ENTRAR NA RÚSSIA COM UM VISTO ELECTRÓNICO
O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo confirmou que a lista de países se manterá inalterada e será completada pelos três países acima referidos. A lista inclui também países da União Europeia, incluindo Portugal, mas só os cidadãos comuns poderão obter um visto. Os titulares de passaportes diplomáticos e de serviço não receberão um único visto eletrónico
COMO OBTER UM VISTO ELECTRÓNICO PARA A RÚSSIA
Para obter um visto eletrónico, um cidadão estrangeiro terá de preencher um pedido num sítio Web especializado do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo ou através de uma aplicação móvel. O pedido pode ser descarregado a partir do mesmo sítio Web.
O pedido deve ser preenchido o mais tardar 4 dias de calendário antes da data prevista de entrada na Federação da Rússia.
O pedido deve ser acompanhado de uma fotografia digital e de uma digitalização da página de dados do passaporte de leitura ótica do estrangeiro. O pagamento do visto deve ser efectuado através de um sítio Web especializado. O custo do visto eletrónico, incluindo os emolumentos consulares, as despesas bancárias, os custos de transação do sistema de pagamento e uma taxa para a verificação preliminar de documentos, não deverá exceder o equivalente a 52 dólares americanos.
Para as crianças com menos de 6 anos de idade, o custo de um visto, incluindo os custos de transação do sistema de pagamento, não deverá custar mais de 2 dólares.
COMO SERÁ POSSÍVEL ENTRAR NA RÚSSIA COM UM VISTO ELECTRÓNICO
Os vistos electrónicos unificados são válidos para entrar e sair da Federação da Rússia por via aérea, rodoviária e marítima, bem como sem a utilização de veículos apenas através de determinados pontos de controlo, cuja lista é aprovada pelo despacho do Governo da Federação da Rússia de 23 de outubro de 2020 n.º 2741-r.
Atualmente, esta lista já inclui 92 pontos de controlo. Em breve, será alargada para 100.
Esta lista inclui agora, entre outros, os aeroportos internacionais de Moscovo, São Petersburgo, Vladivostok, Vladikavkaz, Volgograd, Grozny, Yekaterinburg, Irkutsk, Kazan, Kaliningrad, Krasnodar, Krasnoyarsk, Nizhny Novgorod, Novosibirsk, Omsk, Samara, Saratov, Sochi e muitas outras cidades russas.
O VISTO ELECTRÓNICO CONTRIBUIRÁ PARA O RELANÇAMENTO DO TURISMO RECEPTIVO
Os operadores turísticos do sector do turismo recetivo há muito que aguardam a introdução de um sistema de vistos electrónicos. Inicialmente, estava previsto que os vistos funcionassem em 2021, mas a pandemia de COVID-19 interferiu.
Atualmente, os operadores turísticos estão preocupados com o bom funcionamento do sistema.
Ao longo prazo, o lançamento dos vistos electrónicos dará um impulso ao turismo de entrada, mas é muito importante garantir o bom funcionamento do sistema. Todos os participantes no mercado estão preocupados em saber se os pagamentos funcionarão, se esses turistas serão efetivamente autorizados a passar na fronteira, se não haverá casos em que os turistas com vistos electrónicos serão recusados porque o pagamento não foi efetuado. Atualmente, um visto para a Rússia é difícil para os visitantes estrangeiros. Se o custo de um visto eletrónico for inferior ao de um visto normal, será, naturalmente, uma medida eficaz para aumentar a atratividade da entrada na Russia. Mas, neste momento, operadores de turismo têm muitas dúvidas sobre a complexidade das perguntas de formulário de pedido de visto eletrónico.
DICA PRATICA: OUTROS TIPOS DE VISTO
Até que o sistema de visto eletrônico seja testado e adaptado na prática, nomeadamente na área dos pagamentos, uma vez que os sistemas de pagamento Visa e Mastercard estão bloqueados na Rússia, recomendamos obter um visto russo normal (turístico, privado, humanitário etc) através do consulado da Rússia em Portugal. Pode ser um pouco mais complicado, mas dá mais garantia de entrada