Metro Moscovo Vigens Russia

Os estrangeiros começaram a visitar a Rússia com mais frequência?

Em 2023, o interesse dos estrangeiros em viajar para a Rússia aumentou em comparação com o ano anterior, de acordo com as estatísticas do Departamento Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia. 

Em 2023, os estrangeiros receberam  mais 64% de vistos russos do que no ano anterior. Os cidadãos da China e do Turquemenistão, cuja procura de viagens para a Rússia está a recuperar após as restrições impostas pela covid, foram os que mais receberam vistos.

Segundo o chefe do departamento consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em 2023 foram emitidos cerca de 170 000 vistos eletrônicos. O responsável também sublinha o  facto de as missões diplomáticas e os serviços consulares russos terem emitido muito mais vistos “tradicionais” em papel em 2023 do que no ano anterior.


No ano passado, de acordo com estatísticas, os cidadãos de outros países receberam cerca de 845 900 vistos para entrar na Rússia. Este número é 64% superior ao registado em 2022, quando foram emitidos 515 300 vistos.


Que países se tornaram líderes na obtenção de vistos russos?

O líder absoluto em termos de número de vistos russos recebidos em termos absolutos em 2023 foram os cidadãos da China (o número aumentou mais de cinco vezes em relação ao ano anterior - até 288,2 mil). Os cinco primeiros também incluíam o Turquemenistão (os seus cidadãos receberam 3,5 vezes mais vistos russos - 78,2 mil), a Alemanha e a Turquia (ambos os países cresceram 22%), a Índia (+37%). 

Diagramma Vistos Russia


Visitas a Rússia de cidadãos da UE cresceram

De acordo com as estatísticas do departamento, em 2023, os cidadãos da UE receberam 154,7 mil vistos russos, mais 1,3% do que em 2022 (152,7 mil). Os cidadãos alemães foram os que mais emitiram vistos: 58,8 mil, mais 22% do que no ano anterior. Em segundo lugar está a Letónia, cujos cidadãos receberam mais 27% de vistos russos do que há um ano (20,9 mil). A Estónia completa os três primeiros lugares - ao contrário dos dois países anteriores, o número de estónios que receberam autorização de entrada na Rússia diminuiu quase 20%, para 11,3 mil.


O número de portugueses que visitam a Rússia continua a diminuir

De acordo com os dados de MNE da Rússia desde o ano recorde de 2019, quando quase 15 mil portugueses visitaram a Rússia, no periodo de Covid, o número de visitas não ultrapassava 2 mil por ano, e nos últimos anos continua a diminuir, pelo que em 2022 havia apenas 611 vistos emitidos e em 2023 - 542


O que contribui para a recuperação do fluxo turístico?

Em 2023, os estrangeiros receberam cerca de 340,7 mil vistos de turismo para entrar na Rússia, segundo dados do departamento consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Este número é 2,4 vezes superior ao número de autorizações para turistas visitarem o país emitidas em 2022. 

De acordo com o Vice-Presidente da União Russa da Indústria de Viagens, a recuperação do fluxo de entrada é facilitada pela melhoria da acessibilidade dos transportes - um aumento do número de voos de ligação e directos. Além disso, o enfraquecimento do rublo em relação ao dólar e ao euro torna as viagens para a Rússia mais rentáveis para os estrangeiros. O crescimento do número de vistos de negócios emitidos reflecte um aumento real da atividade comercial entre vários países com os quais estão a surgir novas oportunidades de negócio.

As estatísticas do Departamento Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros abrangem os dados relativos aos vistos concedidos a cidadãos estrangeiros pelos serviços consulares russos de 2015 a 2023 (dados de 24 de abril de 2024). Trata-se de vistos “tradicionais” em papel. O Departamento classifica os vistos por objetivo da visita: diplomático, oficial, privado, de negócios, turístico, de estudo, de trabalho, humanitário, de asilo, de cidadania, de autorização de residência temporária e de trânsito. Os vistos eletrônicos únicos, que a Rússia começou a emitir a partir de 1 de agosto de 2023, não foram incluídos nas estatísticas.