Hotel Delta Russia

Cadeias hoteleiras da Rússia | Tendências de desenvolvimento e da expansão da rede

Nos últimos dois anos, os hotéis russos mudaram os seus cartazes e empresas de gestão, aumentaram as tarifas e a utilização graças ao regresso do tráfego turístico. Algumas empresas hoteleiras da Rússia são ligadas às empresas de bilionários russos, que desenvolvem cadeias hoteleiras, resorts e sanatórios. 

Antes da pandemia, em 2019 a classificação das maiores cadeias hoteleiras incluía 14 empresas estrangeiras que operavam na Rússia. Os líderes - Marriott, InterContinental, Hyatt - deixaram o mercado russo em 2022. Os restantes operadores estrangeiros suspenderam o seu desenvolvimento e a expansão da rede.

Top 3 Cadeias de hoteis na Russia

A única empresa russa da classificação de 2019, a Azimut Hotels, agora é líder nacional, com o seu stock de quartos a quase duplicar de 6 031 para quase 11 000 quartos em cinco anos. Em segundo lugar está o Cosmos Hotel Group, em rápido crescimento, com 10 000 quartos, que vai abrir três hotéis em Moscovo e Sochi até ao final deste ano. A fechar os três primeiros lugares está o Radisson Hotel Group (9 905 quartos), que desde 2018 é propriedade da empresa chinesa Jin Jiang International Holdings.

Após a saída das marcas hoteleiras estrangeiras, a mudança de empresas de gestão passou quase despercebida aos clientes, alguns hotéis mudaram apenas as suas placas, enquanto os nomes permaneceram reconhecíveis. Se em 2022 ainda havia incerteza, em 2023 tudo se estabilizou, a maioria dos hotéis, incluindo os hotéis de luxo, mantém os mesmos padrões de serviço.

Graças à recuperação do tráfego turístico e das viagens de negócios, à introdução de vistos electrónicos para estrangeiros, o ano de 2023 foi geralmente bem sucedido para os hoteleiros. As tarifas e a ocupação hoteleira aumentaram na maioria das regiões. A receita média por quarto aumentou 30% em relação ao ano anterior.

Rentabilidade da indústria hoteleira está a diminuir

No entanto, a rentabilidade da indústria hoteleira está a diminuir devido ao aumento dos custos, não sendo a mais atractiva para os negócios. Os hoteleiros estão a transferir os seus custos para os clientes, os serviços hoteleiros tornaram-se visivelmente mais caros: em 2023, os preços aumentaram em média 15-20% em comparação com o ano anterior, dizem os especialistas.

Os hotéis clássicos têm de competir mais com apartamentos e apart-hotéis. Os apartamentos representam atualmente 19% de todas as reservas na plataforma de reservas “Ostrovok”. Os viajantes escolhem cada vez mais estes objectos para pernoitar, especialmente se a viagem for planeada com crianças ou com uma grande empresa: nos hotéis da cidade, os quartos com vários quartos são muito mais caros.

Aumento de ocupação hoteleira na Rússia

No ano passado, a ocupação hoteleira na Rússia registou um aumento médio de 13,5%. De acordo com a Hotel Advisors, o aumento foi maior em Rostov-on-Don - 37%, Volgograd - 23% e Moscovo - 19%. “Mas trata-se apenas de dinheiro a passar de uma bolsa para outra e de uma recuperação do fluxo turístico para as cidades do Sul”. Por exemplo, a ocupação dos quartos na região de Moscovo continua baixa - 54%. O líder absoluto foi Kaliningrado, onde os hotéis registraram uma ocupação média de 74%.

O aumento da ocupação obriga os promotores a colocar mais rapidamente em funcionamento os objectos que começaram a ser construídos há vários anos.

De acordo com a IBC Real Estate, está prevista a abertura de cinco hotéis de qualidade em Moscovo em 2024, com um total de 729 quartos. Dois hotéis já abriram desde o início do ano - Double Tree by Hilton Moscow Arbat e Stella di Mosca. 

Investimento em propriedades hoteleiras na Rússia

Além disso, o primeiro trimestre de 2024 tornou-se um recorde em termos da dinâmica de investimento em propriedades hoteleiras nos últimos nove anos na Rússia. De acordo com analistas do IBC Real Estate, no primeiro trimestre a participação dos investimentos em propriedades hoteleiras no volume total de investimentos tornou-se um recorde desde 2015 e atingiu 11% (em 2023 era de 6%, em 2022 - 4%). O valor total das transações com propriedades hoteleiras de janeiro a março totalizou RUB 9,2 bilhões.