Registro de cidadãos estrangeiros na Rússia (registro de visto) | Cartão de migração

Cidadãos estrangeiros que entram no território da Federação Russa devem ter um visto russo válido. Mas, além disso, ao chegar ao território da Rússia, é necessário registrar-se no prazo de sete dias. O registro de migração no local de residência de um cidadão estrangeiro é um requisito da legislação russa. 

O Serviço Federal de Migração da Rússia mantém registros de todos os cidadãos estrangeiros que chegaram e partiram. De acordo com a lei, um cidadão estrangeiro deve ser registrado no serviço de migração pela pessoa que lhe fornece alojamento durante a sua visita à Rússia. Num hotel (hotel, hostel, etc.), este registo é efectuado pela administração. Se o hóspede estrangeiro alugar um apartamento - o senhorio. Se o cidadão estrangeiro veio em trabalho e vive no território da entidade patronal, esta inscreve-o no registo de migração.
Se o cidadão estrangeiro estiver no seu local de residência por um período inferior a 7 dias úteis, não necessita de se registar. Os cidadãos estrangeiros que não se encontrem registados no local de estadia não estão sujeitos a responsabilidade por violação das regras de registo de migração - a responsabilidade recai sobre o entidade receptora.

Para que serve registo

O registro de um visto é necessário para a realização de certos atos - compra de bens imóveis, casamento, prorrogação do visto, etc.. A falta de registro não permite a realização de determinadas ações judiciais e pode ser o motivo de multa (no caso de um cidadão estrangeiro ser obrigado a registrar-se).

Como se registrar na Rússia

Se estiver hospedado em um hotel, ou nos casos de alojamento em instituições médicas e sociais o registo é feito pela parte recetora para o período de sua estadia.  Para se registrar, deve fornecer ao funcionário do hotel  o seu passaporte e cartão de migração. Após o registo, o turista recebe uma parte destacável do formulário "Aviso de chegada" com o selo e a marca da autoridade emissora, que constitui a confirmação do registo.

Mas um hóspede estrangeiro não tem de ficar obrigatoriamente alojado num hotel. Pode ficar em casa de uma pessoa privada, de familiares ou de conhecidos. Nestes casos a responsabilidade de registo  anteriormente era da parte recetora - o empregador ou o senhorio. Com alterações legislativas em 2024 os próprios estrangeiros devem notificar a autoridade de registo de migração do local de estada. Está estipulado que, se um estrangeiro viver no apartamento de um russo e ambos estiverem registados no portal dos serviços estatais, o próprio estrangeiro deve apresentar uma notificação de chegada. A autorização de permanência do russo é igualmente confirmada através do portal

Como registar a migração na Rússia quando se fica alojado numa casa particular ou num apartamento alugado

Para se inscrever no registo de migração, um estrangeiro precisa de ter uma conta pessoal no "Gosuslugi", onde será necessário especificar o endereço dos alojamentos e o registo. O senhorio só precisa de confirmar o seu consentimento para ser colocado na sua conta pessoal. Após a conclusão do registo no gabinete pessoal do cidadão estrangeiro, será assinada com uma assinatura eletrónica uma parte destacável da notificação de chegada ao local de estadia (registo). Esta parte destacável pode ser impressa e serve como confirmação de registo. 

Também é possível efetuar o registo no MFC (Centro Multifuncional de Prestação de Serviços do Estado e dos Municípios). Neste caso, o proprietário deve apresentar pessoalmente um pedido de registo de cidadão estrangeiro no local de estadia.

Documentos são necessários para registo em alojamento particular

Ao apresentar um aviso de chegada através de uma conta pessoal em "Gosuslugi", o cidadão estrangeiro deve anexar cópias dos seguintes documentos

  • Passaporte ou outro documento de identidade
  • Cartão de migração
  • Um documento que confirme que o alojamento é propriedade da parte que o recebe
  • Um contrato de aluguer de alojamento, se este tiver sido celebrado entre o estrangeiro e a parte que o recebe,

No caso de registo de migração no MFC, a parte recetora tem de preencher um pedido, ter um passaporte e um documento relativo ao alojamento.

O período máximo de registo é de 90 dias (com exceção dos vistos de trabalho, estudo e outros que permitem que você fique na Rússia sem interrupção por mais de 90 dias a cada 180 dias).

Cartão de migração

O cartão de imigração é um documento especial sob a forma de uma pequena folha de papel com carimbo de passagem da fronteira (igual ao do passaporte).

O cartão de migração geralmente é preenchido pelo oficial de controle de passaportes e entregue ao turista. Para preencher o cartão, é necessário informar o objetivo da visita - negócios, turismo, visitar amigos), o nome e endereço do anfitrião


Deve sempre ter um cartão de migração consigo durante a sua estadia na Rússia e ao deixar o território entregue o cartão ao oficial de controle de fronteira.


Exemplo de cartão de migração para um visto russo

Cartao de migraçao

É importante lembrar que as regras de registro podem mudar com frequência, então é importante verificar as informações mais recentes antes de viajar para a Rússia. Também é importante manter os documentos de registro consigo enquanto estiver no país.