Visto para Russia - Regras de obtenção

Visto para Russia - Regras de obtenção

Um cidadão estrangeiro deve obter o visto para entrar na Federação da Rússia. O visto tem que ser obtido antes da entrada na Rússia, devendo o passaporte ser válido pelo menos para os seis meses seguintes após a data prevista do regresso da Rússia. Nao e possivel obter um visto a chegada.

O que é Visto?

O Visto é colado no passaporte do cidadão estrangeiro e contém as seguintes informações: apelido, nome (com as letras do cirílico e latim), data de nascimento, sexo, cidadania, número de documento de identificação, a data de emissão do visto, o período permitido de permanecer na Federação da Rússia, o número de convite para entrar na Federação da Rússia, ou a decisão de uma entidade pública, o prazo de validade do visto, o objetivo da viagem, os dados da organização que convida (pessoa singular que convida), a multiplicidade do visto

Validade e tipos dos vistos

O visto é válido para a visita durante o período especificado no visto. O visto autoriza uma, duas ou múltiplas entradas no território da Federação Russa, consoante o tipo de visto.
O visto de uma ou duas entradas permite ao cidadão estrangeiro uma ou duas entradas na Federação Russa;
O visto múltiplo da varias (mais que duas vezes) entradas na Federação Russa.
O visto múltiplo permite aos cidadãos estrangeiros permanecer no território russo no prazo máximo de 90 dias (acumulativo ou contínuo) durante cada período de 180 dias. Um visto de turismo permite permanecer na Rússia durante um período até um mês (30 dias).

Em caso de infração o cidadão estrangeiro pode ser punido de acordo com a legislação russa que em consequência pode causar a rejeição de entrada na Federação Russa.

Os cidadãos estrangeiros que planejam estar na Rússia durante mais de 3 meses precisam de solicitar o visto de trabalho ou de estudo, dependendo da finalidade da estadia, ou tratar de uma autorização de estadia temporária na Federação Russa ou de uma autorização de residência.

Categorias dos vistos

Dependendo do objetivo da entrada e permanência dos cidadãos estrangeiros na Federação da Rússia são emitidos os vistos das seguintes categorias:

tipos de visto


Trata com Agência de Viagens especializada!

Qualquer requerente, pode solicitar o visto com agencia MIRAGE. Mirage - agência turística acreditada na Secção Consular da Embaixada da FR em Portugal o que nos permite actuar em nome de clientes pedindo qualquer tipo de vistos nos serviços competentes. Somos responsáveis pelos documentos recebidos para o processamento, envio e entrega para Consulado Russo (Centro de Vistos em Lisboa). Implementamos melhores procedimentos para obtenção dos vistos para Rússia para nossos clientes, com minimização dos custos e tempo de tratamento dos documentos necessários para efeito.

Prazos de obtenção de vistos

A análise do pedido de visto (questionário) começa após a entrega pelo requerente do conjunto completo de documentos. A falta de qualquer um dos documentos será motivo da recusa da análise e consequente devolução dos mesmos.

O Consulado Federação da Rússia considera os pedidos de vistos e toma decisões de conceder ou recusar a emissão de visto dentro dos prazos estabelecidos para o tipo de visto requerido (geralmente de 3 a 10 dias calendários), após a entrega de todos os documentos necessários e pagamento de taxas consulares.

O prazo normal da apreciação dos pedidos de concessão de visto é de:
O prazo mínimo para a concessão do visto é de 72 horas (não é aplicável nos casos quando o visto é emitido com base numa carta-convite da entidade russa ou pedido dum cidadão russo de emitir o visto ao seu cônjugue/filho).
10 dias (7 dias úteis) quando se trata de vistos de curta duração de qualquer tipo;

Atenção:
O estabelecimento consular tem o direito, se for necessário e com base no princípio da reciprocidade, prolongar o prazo de processamento do pedido de obtenção de visto russo até 30 dias

Emolumentos consulares relativos ao pedido de visto

No ato de entrega de documentos para formalização do visto de entrada para a Federação da Rússia são cobradas as taxas de consulado e de serviço.
A taxa de consulado é cobrada pelo estabelecimento consular pelo processamento de pedido de visto. O valor da taxa de consulado pode variar consoante a categoria de visto, seu tipo e quantidade de entradas a conceder, bem como a nacionalidade do requerente.
A taxa de consulado e a taxa de serviço são pagas antes de processamento dos documentos e não serão devolvidas em caso de recusa de emissão de visto pelo estabelecimento consular. 

Para os cidadãos da União Europeia os emolumentos consulares cobrados pela emissão de vistos mencionados no Acordo entre Federação Russa e UE são de 65 euros. Este preço aumenta para 130 euros se o cidadão solicitar um visto de urgência.
São excluídos desta regra o visto de trabalho, o visto de ensino que prevê o curso completo de educação nos estabelecimentos de ensino na Rússia, o visto do residente temporário
O emolumento consular é cobrado antes da análise dos documentos e, em caso de recusa, não é reembolsável.

O pagamento pela concessão do visto qualquer que seja a quantia a pagar pode ser efectuado no momento de entrega de documentação no Mirage Lda. Sendo Agencia é responsável pelo posterior pagamento a Embaixada

Concessão de visto

O conjunto incompleto de documentos, bem como formulários para obtenção de vistos não preenchidos completamente, com as palavras riscadas, canceladas ou com outras correcções, inclusive os imprimidos com violação das regras expostas no sítio da Embaixada na internet não serão aceites na Secção Consular.

Decisão de conceder ou recusar um visto é tomada pelo Consulado. Os documentos apresentados devem corresponder aos requisitos estabelecidos pela legislação da Federação Russa. No caso de apresentação de documentos falsificados ou questionário com dados deliberadamente enganosos, a emissão do visto será recusada. A concessão do visto para um cidadão estrangeiro pode ser recusada sem explicação de razões

Formulário de imigração

A entrada no território russo é obrigatório o preenchimento de formulário de imigração, habitualmente fornecido pelas companhias aéreas durante o voo para a Rússia, e a sua entrega as autoridades de fronteira. O duplicado do formulário deverá ser conservado e devolvido aquelas autoridades a saida da Russia.

Informação relacionada