Visto para Rússia - perguntas frequentes

Visto para Rússia - perguntas frequentes

Apresentamos aqui agrupadas por tópicos as respostas para perguntas mais frequentes acerca de obtenção de vistos para Federação Russa. Por favor, repare, que o tipo de visto é determinado pelo objetivo da sua viagem e do respetivo convite.

Carta-confirmação

O que é uma confirmação de recebimento de turista estrangeiro?

Documento emitido pela agência de viagens russa (com uma fotocópia) a qual assume toda a responsabilidade em relação ao turista estrangeiro, devidamente formalizado (i.e. um documento oficial em Russo com o carimbo da agência de viagens russa e a assinatura da pessoa responsável que trabalha neste, com o número de referência atribuído pela Agência Federal de Turismo da Rússia).  Em confirmação da recepção de turistas estrangeiros indica-se:

  • visto de uma ou duas entradas;
  • Dados pessoais de turista;
  • A data da entrada para a Federação Russa e a data da suposta partida;
  • Percurso e os locais de alojamento do cidadão estrangeiro;
  • Endereço da agência de turismo e seu número de referência

ATENÇÃO: Este documento não é um visto. É uma carta - convite, necessária ao solicitar o visto para viajar para a Rússia

Que formato a carta convite deve ter?

Geralmente, é um documento em formato A4, que é carimbado e assinado pela pessoa física ou jurídica russa. Para o pedido de visto, basta imprimir a carta de convite obtida por e-mail ou, se aplicável, uma cópia do fax. Significando que, como regra, não é necessário fornecer o documento original.

Qual período a carta convite deve cobrir?

Muito simples: se você solicitar o seu visto de 1 a 10 de agosto, a carta convite deverá especificar pelo menos 1 a 10 de agosto (nada acontece se a carta convite cobrir um período mais longo, por exemplo, a partir de julho 31 a 12 de agosto). Você não pode ficar mais nenhuma noite no país sem justificá-lo.

E o que acontece se eu ficar em vários hotéis na Rússia? Preciso de várias cartas convite?

Se você estiver hospedado em dois ou mais hotéis, deverá entrar em contato com cada um deles, para que cada um faça seu convite para seu período de estadia, para que toda a sua estadia seja coberta por todas as cartas de convite.

E as noites que passo de comboio?

Por exemplo, se você viaja para a Rússia e fica de 1 a 5 de agosto em Moscou, na noite de quinta-feira viaja de comboio para São Petersburgo e de 6 a 10 de agosto fica em São Petersburgo, então você precisará de uma carta de convite que especifique pelo menos o período de 1 a 10 de agosto. Não é necessário que a carta de convite indique que você passará uma noite no comboio; basta que, dentro do período indicado na carta de convite, a noite de comboio seja incluída.

Que elementos devem constar num convite para fins de obtenção de visto de negócios?

Os documentos (os convites) que constituem a base para a concessão do visto devem ser redigidos em forma livre, mas devem conter obrigatoriamente os seguintes dados:

  1. a) para a pessoa convidada – nome e apelido, data de nascimento, sexo, nacionalidade, número do documento de identificação pessoal, prazo e objectivo da viagem, número de entradas,
  2. b) para a pessoa que convida – nome, apelido e morada;
  3. c) para a pessoa jurídica, companhia ou organização que convida – nome completo desta pessoa jurídica e sua morada, bem como:

- caso o convite é feito por uma organização – nome e cargo da pessoa que assinou o convite;

O que é Questionário para obtenção de visto?

Para solicitar os vistos para Rússia é preciso preencher e imprimir o formulário electrónico disponibilizado no site de Embaixada - visa.kdmid.ru. Os questionários devem ser preenchidos na integra, caso contrário depois da verificação dos documentos os mesmos são devolvidos ao requerente sendo ele obrigado corrigi-los e pagar de novo o processo de formalização do visto.

Que tipo de seguro é necessário?

Para os efeitos da emissão dos vistos aceitam-se as apólices de seguro de assistência em viagem passados pela qualquera seguradora a sua escolha, que incluem a cobertura dos gastos da assistência médica na Rússia ou o reembolso de tais despesas ao tomador de seguro após o seu regresso ao país de residência. A apólice de seguro deve abrangir na totalidade, ou superar, todo o periodo para o qual se solicita o visto (caso se trate dos vistos de uma ou duas entradas),

Entrega de Documentos

Quando devo apresentar os originais de documentos?

O Consulado da Rússia solicitará um passaporte válido original, o convite, um questionário preenchido, seguro de viagem e uma foto 3x4 cm. Os cidadãos estrangeiros precisam de ter seguro médico para obter um visto para a Rússia que  deve ser válido em todo o território da Federação Russa e cobrir todo o período de validade do visto russo.

Tenho que entregar original de passaporte?

Sim, o visto vai ser colado no seu passaporte

 Prazos

Quais são os prazos de emissão de vistos?

Os prazos de análise dos pedidos urgentes - de 2 a 3 dias úteis.

Em regime habitual os prazos de análise são de 10 dias seguidos.

Em caso de dúvida e necessidade de uma averiguação adicional, os diplomatas têm direito de prorrogar os prazos de análise de qualquer visto até 30 dias.

Chamamos atenção que os bilhetes de última hora não podem ser considerados como motivo para a concessão de visto.   Aconselhamos sempre antes obter um visto e só depois comprar os bilhetes.

Qual é duração permitida de uma viagem com um visto de turismo?

Um visto de turismo permite permanecer na Rússia durante um período até um mês (30 dias).

Com quanto tempo de antecedência devo solicitar um visto de turismo?

Pode solicitar um visto de turista num consulado russo com, no máximo, 90 dias de antecedência da data de início que pretende para o visto.

Vistos Transito, Cruzeiro, Business

Para fazer uma escala num aeroporto russo. Preciso de visto de trânsito?

Se a escala é efectuada dentro da área de transição durante 24 horas ou até sem mudança do terminal - NÃO. Neste caso não poderá sair do aeroporto com o objectivo de visitar a cidade.

Caso a escala tenha sido efectuada dentro do aeroporto, o visto de trânsito é necessário apenas se o passageiro é obrigado a sair da área de transição ou se o tempo de estadia na área de transição seja superior a 24 horas.

Na compra de bilhetes deverá verificar se o percurso requer o visto de trânsito.

Numa viajem de carro, serão necessários de documentos adicionais?

Para visitar a Rússia no seu carro ou fazendo parte duma autocaravana é obrigatório adquirir numa agência de viagens russa um pacote de serviços “auto-tour” que inclui o alojamento, os seguros de automóvel etc.

Necessário a apresentação de comprovativos de pagamento de hotéis em locais de paragem

Os documentos de carro e o seguro automóvel não são necessários para a solicitação do visto, mas vão ser precisos na fronteira e durante a viagem.

E necessário visto para visitar à Rússia a bordo dum cruzeiro?

Quando se trata da visita à Rússia a bordo dum cruzeiro a obtenção do visto somente é necessária se o navio permanecer no território da Rússia mais de 72 horas (3 dias) ou se o turista planear sair do navio para a cidade separadamente do grupo turístico organizado pelo próprio cruzeiro.

Preços de vistos

Vou viajar com crianças, há desconto no preço de vistos?

Não, emolumentos consulares e outros preços (seguros e cartas convite são mesmos)

O que é cartão de migração?

Após a chegada à Rússia, o cartão de migração será fornecido ao atravessar a fronteira russa. Se ficar mais de 7 dias em cada cidade que vai visitar, será necessário de efetuar um registo obrigatório para estrangeiros. Isso deve ser feito em TODAS AS CIDADES da Rússia, onde vai ficar. O dia da chegada conta mesmo se chegar à noite. Os documentos necessários para o registo: uma cópia do seu passaporte, visto e CARTÃO DE MIGRAÇÃO. Se ficar num hotel, o hotel fará o seu registo para todo o período da sua estadia.

Se não encontrar aqui resposta ou em caso tiver qualquer duvida favor contacte nos! Desejamos-lhe uma boa viagem e esperamos que aproveite a sua visita à Rússia!

Informação relacionada