Petersburgo – é um destino muito popular entre portugueses, em 2018 cidade foi visitada por mais de 5 mil pessoas vindos de Portugal, em 2019 fluxo turístico aumentou em 52% - até 8 mil. E este número crescerá ainda mais graças a recém implementada medida de governo russo a introduzir visto eletrónico para Petersburgo. É um visto simplificado sem necessidade de carta-convite, e entrega de passaporte no consulado.
Visto comum de trânsito de uma entrada é emitido para cidadãos de Portugal, de outros países e apátridas para entrar na Federação Rússa com objetivo de trânsito através do território da Federação da Rússia por um período até 10 dias (transporte rodoviário ou comboio) ou até 3 dias (transporte aéreo) com base em bilhetes de viagem válidos para saída da Federação da Rússia, existência de um visto válido para entrar no país contíguo ao longo da rota ou visto do país de destino ou passaporte deste país
Visto humanitário é emitido para cidadãos de Portugal, de outros países e apátridas , para entrar na Federação da Rússia com objetivo de estabelecer, renovar e reforçar as relações científicas, culturais, realização de atividades desportivas, religiosas e de caridade, bem como a entrega de ajuda humanitária.
Um cidadão estrangeiro deve obter o visto para entrar na Federação da Rússia. O visto tem que ser obtido antes da entrada na Rússia.O Visto é colado no passaporte do cidadão estrangeiro e contém as seguintes informações: apelido, nome (com as letras do cirílico e latim), data de nascimento, sexo, cidadania, número de documento de identificação, a data de emissão do visto, o período permitido de permanecer na Federação da Rússia, o número de convite para entrar na Federação da Rússia, ou a decisão de uma entidade pública, o prazo de validade do visto, o objetivo da viagem, os dados da organização que convida (pessoa singular que convida), a multiplicidade do visto.
Um dos principais documentos, que turista deve obter para pedir visto para a Rússia é a Carta Confirmação. O visto de turismo é emitido aos turistas estrangeiros para uma estadia na Rússia ate 30 dias com base em Confirmação de receção de turista estrangeiro por operador de turismo na Rússia. Falando de forma mais simples – deve apresentar uma Carta-Convite com indicação do itinerário, hotéis e etc. para pedir o seu visto. Não sabe onde obter este documento? Nos explicamos e ajudamos!
Tem amigos ou familiares a residir na Rússia e quer visita-los? Neste caso terá que pedir o visto privado (particular). Este visto pode ser de uma ou de duas entradas por um prazo até 90 dias. Para efetuar este pedido, e necessário obter Original do convite, formalizado no Serviço Federal de Migração da Federação da Rússia por pedido de um cidadão da Federação Russa
Juntamente com os outros documentos para obter o visto é necessário apresentar a apólice de seguro “Assistência em viagem” que cobre todo o período da sua permanência na Rússia. Visto privado pode ser emitido no prazo de 10 ou 3 dias (urgente)
“Bom dia, pf ajudem, nos viemos de Porto (Braga Algarve...) para pedir o visto e falta nos aqui um documento” – é o teor dos muitos chamadas que nos recebemos. Nem sempre conseguimos ajudar porque entrega dos documentos nos serviços consulares só ate 13 horas. Sempre existem pessoas que tem medo de mandar qq coisa por correio porque se pode perder e quando se fala do passaporte ate preferem ir 300 km a entregar em mão, mas mesmo vale pena faze-lo?
Já tem feito malas para viagem é só agora que descobriu que preciso de pedir visto para entrar no território russo? Não baixa braços! Para casos urgentes dispomos o serviço “Visto Urgente para a Rússia”. Este serviço permite efectuar pedido de visto com levantamento em 48 horas.
Apresentamos aqui agrupadas por tópicos as respostas para perguntas mais frequentes acerca de obtenção de vistos para Federação Russa. Por favor, repare, que o tipo de visto é determinado pelo objetivo da sua viagem e do respetivo convite.
É com essa pergunta que muitas chamadas para nossa agência começam. Nem sempre é possível responder precisamente a essa pergunta, porque um visto russo não é um produto que fica em um supermercado em uma prateleira com preço fixo marcado. O preço de um visto inclui 3 serviços e taxas de visto. As taxas de visto dependem da categoria do visto e da urgência de o obter.
Para passar umas ferias na Rússia sem preocupações, PortTravel recomenda fazer um seguro de viagem. Pode parecer que isto é um desperdício de dinheiro, mas caso tenham algum acidente ou fiquem doentes e tenham de ir para um hospital, não será o governo russo a cobrir despesas. Embora estas situações não são habituais, mas caso acontecer - a subscrição de um seguro de viagem pode ajudar. Enfim para ter acesso ao visto para a Rússia é obrigatório apresentação de seguro “Assistência em viagem”.
Para viajar para a Russia e necessaria a obtencao, em tempo util, de um visto junto dos Postos Consulares russos em Portugal ou em paises terceiros, devendo o passaporte ser valido pelo menos para os seis meses seguintes apos a data prevista do regresso da Russia. Nao e possivel obter um visto a chegada.