Turismo de negócios para a Russia

Turismo de negócios para a Russia

Rápido ritmo de aumento da quantidade de contactos de negócios com parceiros estrangeiros é característico para a Rússia. Cerca de 50% dos cidadãos estrangeiros que visitam Moscovo chegam aqui com objetivos de negócios. Aproximadamente 1 milhão de empresarios visitam Moscovo anualmente

Venha fechar negócios num dos países com maior crescimento mundial

Com cerca de 145 milhões de habitantes, o mercado russo continua a registar sucessos económicos, quer enquanto mercado de destino de exportação, quer de investimento. Com a aposta no fortalecimento do seu mercado interno, alimentada pelo aparecimento de uma classe média com um crescente poder de compra e por nichos de consumidores com clara apetência por serviços e produtos de luxo importados.

Russia apresenta grandes oportunidades no sector mobiliário de madeira maciça e de elevada qualidade e no mobiliário de design moderno.
Surgem ainda oportunidades nas áreas dos equipamentos, produtos para interiores e materiais decorativos, principalmente na gama alta. A Rússia é também um importador de peso na área dos materiais de construção, a nível de pavimentos e revestimentos cerâmicos. O sector do vestuário apresenta também oportunidades, nomeadamente no sector do retalho, bem como os sectores do calçado e couro.

Turismo de negócios é um dos ramos da economia internacional que se desenvolve com dinamismo, pois, os negócios efectivos são impossíveis sem contatos, sem troca de tecnologias e informações sem participação nas exposições, congressos e viagens de negócios.

As actividades de negócios aumentam seu volume nem só na capital mas também noutros centros industriais e culturais do país, a geografia das viagens de negócios alarga. Por toda a Rússia estão organizadas múltiplas exposições e feiras internacionais para os parceiros de negócios e outras pessoas interessadas. Em 2002 na Rússia tiveram lugar 1600 exposições industriais em diferentes ramos da economia nacional. Estas atraíram muitos hóspedes estrangeiros. Além disso na Rússia estão realizadas diferentes conferências, seminários dedicados às questões de ciência e cultura.

Muitas empresas estrangeiras abrem na Rússia suas representações e filiais, convidam parceiros ou novos empregados do estrangeiro, organizam encontros, negociações e congressos. Por esta razão a quantidade das empresas de turismo, dos hotéis, empresas de transporte, de seguros e finanças aumenta na Rússia e elas concentram seus esforços no turismo de negócios. Fazem tudo o possível para que o homem de negócios pudesse assinar um contracto, participar nas negociações ou visitar uma exposição internacional e ainda achasse sua viagem agradável.

Em Moscovo, São-Petersburgo, Murmansk, Arkhangelsk, Samara, Toliatti, Sotchi, Yekaterinburg, Irkutsk, Novosibirsk, Vladivostok e outras cidades está organizada moderna infraestrutura do turismo de negócios: centros de congressos, salas de conferências, centros de negócios junto com hotéis de 4-5 estrelas.

Dados Economicos

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), em 2018, e em termos de Produto Interno Bruto (PIB), a economia russa surgia no 11º lugar, sendo o 1º produtor mundial de petróleo, o 2º de gás natural e o 4º produtor de energia elétrica.

Em 2018 as importações russas atingiram 238,1 mil milhões de US dólares, o que coloca o país como o 22º importador a nível mundial. Nos últimos 5 anos, as importações cresceram a uma taxa média anual de 1,7%. As máquinas e os aparelhos mecânicos, com 18,3% do total, destacaram-se como a principal importação russa, seguidos das máquinas e aparelhos elétricos com 12,6%.

O que Sputnik pode fazer para sua empresa:

Organizar missão empresarial multissectorial é destinada a todas as empresas portuguesas que pretendam exportar ou investir neste mercado. Organizando uma viagem de negócios com Sputnik ajuda  cliente receber um visto de negócios e até ajuda estabelecer contactos com empresas. Apresentamos aos empresarios portugueses informação completa acerca do plano das actividades em que este pode estar interessado, ajudamos escolher alojamento. Vamos garantir tudo de que pode precisar um homem de negócios no estrangeiro. Em caso de empresario viajar com a família é possível que seja organizado seu descanso e um programa individual de excursões.

Propomos às empresas  um conjunto de oportunidades, tais como:

• Conhecer o ambiente de negócios do país;
• Concretizar reuniões individuais de negócios na cidade de Moscovo e/ou outras cidades de acordo com o perfil de cada empresa;
• Desenvolver contactos com importadores, distribuidores e/ou clientes finais na Rússia;
• Conhecer os principais operadores do mercado no sector de cada empresa e a concorrência;
• Estabelecer contactos com o meio empresarial local;
• Contactar com parceiros locais de referência.

Informação relacionada