Não é recomendável viajar para a Rússia em 2023? Nossa resposta

As cidades russas Moscovo e São Petersburgo atraíram magneticamente turistas de todo o mundo e a viagem à Rússia foi muito popular entre os turistas portugueses. No entanto, tudo mudou com o início da guerra na Ucrânia. Em 2022, poucos turistas visitaram a Rússia, e alguns deles tiveram mesmo de se “justificar” nas redes sociais para uma viagem que foi considerada quase um facto de apoio à guerra. Significa isso que agora não é recomendável viajar para a Rússia?

Como disse um dos proeminentes viajantes portugueses: “Não viajo para fugir da vida - viajo para que a vida não me escape!” Vivemos uma vez e pelo menos uma vez na vida precisamos visitar a Rússia, conhecer seus pontos turísticos e pessoas, a maioria dos quais é contra a guerra. É importante falar com os russos, especialmente agora - porque a diplomacia popular geralmente funciona melhor do que a diplomacia oficial e qualquer guerra deve terminar em paz. 

O que foi construído ao longo dos anos não pode ser destruído em um instante. Nas últimas duas décadas, muitos cidadãos portugueses constituíram famílias e adquiriram parentes na Rússia, centenas de empresas portuguesas exportaram os seus produtos para o mercado russo - estas pessoas têm todo o direito de visitar a Rússia. A ideia de proibir cidadãos russos de emitir vistos e visitar a Europa também parece absurda. Nos, europeus, devemos lutar para alcançar a paz e não construir uma nova Cortina de Ferro.

Últimas atualizações sobre viagens para a Rússia

  • Escritorio Fechado. Até à normalização da situação o nosso escritório estará fechado, a agência irá funcionar através de canais de atendimento telefónico e online - contacte-nos por telefone 962580520 WhatsApp ou e-mail
  • Centro de Vistos encerrado. Devido ao encerramento do centro de vistos da Rússia, recomendamos que você obtenha um visto russo com antecedência. É necessário visto para cidadãos portugueses entrarem na Rússia.
  • Face à instabilidade da situação de segurança  provocada por Guerra na Ucrânia recomenda-se aos cidadãos portugueses evitar qq viagens que não seja por motivos essenciais para zona fronteiriça da Rússia com a Ucrânia - designadamente nas regiões de Rostov, Belgorod e Voronezh - que é fortemente controlada e policiada, apresentando riscos vários para os viajantes.

Se você precisar visitar a Rússia, por motivos familiares, humanitários ou outros - nós o ajudaremos a obter um visto e organizar uma viagem. Recomendamos que você considere as seguintes informações ao preparar sua viagem à Rússia:

Vistos

Devido ao encerramento do centro de vistos da Rússia, recomendamos que você obtenha um visto russo com antecedência. É necessário visto para cidadãos portugueses entrarem na Rússia. Consulado da Rússia em Lisboa não introduziu quaisquer tipos de restrições na emissão dos vistos, em prazo de 10 dias poderá solicitar vistos de turismo, privados, de negócios. 

AVISO COVID-19

Previamente à viagem, deverá informar-se das regras sanitárias em vigor para entrada nos países de trânsito/destino. No final do ano 22, o governo russo aboliu a exigência de apresentar um teste de PCR para estrangeiros que entram na Rússia

Antes de chegar ao território da Federação Russa, um cidadão estrangeiro deve preencher um questionário cujo modelo é afixado no site oficial do Rospotrebnadzor

Viagens Via aérea

Em consequente redução de ligações aéreas internacionais, neste momento, continuam a funcionar ligações aéreas através de alguns países, a partir dos quais existem voos de Portugal para a Rússia. As principais rotas de trânsito são: Lisboa - Istambul - Moscovo;  Lisboa - Dubai - Moscovo.

Viagens Via terrestre

Como as restrições no tráfego aéreo aumentaram significativamente o preço das passagens aéreas cada vez mais pessoas procuram entrar na Rússia via fronteira terrestre. Atualmente, as fronteiras russas com a Estónia, a Letónia e a Finlândia encontram-se abertas, sendo autorizada a passagem através de veículo (carro, autocarro, táxi) ou pedestre. 

Pagamentos, Visa e MasterCard

No território russo não será possível levantar dinheiro ou fazer pagamentos com um cartão VISA/MasterCard estrangeiro.Recomendamos  levar consigo um mínimo suficiente de euros ou dólares em dinheiro e trocá-los por rublos em um banco ou casa de câmbio

Não perca mais tempo e comece a planejar sua viagem à Rússia agora mesmo. Entre em contato conosco para mais informações e reservas

Relembramos os nossos serviços:

  1. Pacotes de viagem personalizados para a Rússia
  2. Tratamos todos os tipos de  visto para a Rússia
  3. Passeios e excursões na Rússia
  4. Reservas de hotéis e voos a Rússia
  5. Viagens de Comboio Moscovo - St. Petersburgo