Viagens à Rússia - Regras de entrada atualizadas para Julho de 2022

Face à instabilidade da situação de segurança  provocada por Guerra na Ucrânia recomenda-se aos cidadãos portugueses evitar qq viagens que não seja por motivos essenciais para território Russo e em especial para zona fronteiriça da Rússia com a Ucrânia - designadamente nas regiões de Rostov, Belgorod e Voronezh - que é fortemente controlada e policiada, apresentando riscos vários para os viajantes.

Quem viajar por razões essenciais deve ter em conta o seguinte:

Vistos

O Consulado da Rússia em Lisboa não introduziu quaisquer tipos de restrições na emissão dos vistos, em prazo de 10 dias poderá solicitar vistos de turismo, privados, de negócios. 

AVISO COVID-19

Previamente à viagem, deverá informar-se das regras sanitárias em vigor para entrada nos países de trânsito/destino. 

Segundo o Decreto do Governo da Federação Russa de 14 de julho de 2022 n.º 1267, a partir de 15 de julho de 2022, todas as restrições temporárias relacionadas à epidemia COVID-19 à entrada de cidadãos estrangeiros por via de fronteira aérea, marítima, rodoviária, ferroviária, pedestre, são suspensas.

Mantém-se obrigação possuir teste PCR negativo (em russo ou inglês) realizado até 48 horas antes da entrada na Rússia para todos os cidadãos estrangeiros (inclusive portugueses incluindo com certificado de vacinação)

Antes de chegar ao território da Federação Russa, um cidadão estrangeiro deve preencher um questionário cujo modelo é afixado no site oficial do Rospotrebnadzor

Viagens Via aérea

Em consequente redução de ligações aéreas internacionais, neste momento, continuam a funcionar ligações aéreas através de alguns países, a partir dos quais existem voos de Portugal para a Rússia. As principais rotas de trânsito são: Lisboa - Istambul - Moscovo;  Lisboa - Dubai - Moscovo.

Viagens Via terrestre

Como as restrições no tráfego aéreo aumentaram significativamente o preço das passagens aéreas cada vez mais pessoas procuram entrar na Rússia via fronteira terrestre. Atualmente, as fronteiras russas com a Estónia, a Letónia e a Finlândia encontram-se abertas, sendo autorizada a passagem através de veículo (carro, autocarro, táxi) ou pedestre. 

Pagamentos, Visa e MasterCard

No território russo não será possível levantar dinheiro ou fazer pagamentos com um cartão VISA/MasterCard estrangeiro.

Recomendamos  levar consigo um mínimo suficiente de euros ou dólares em dinheiro e trocá-los por rublos em um banco ou casa de câmbio