Apelo ao fim imediato da guerra na Ucrânia

Apesar de todos os esforços diplomáticos, o governo russo lançou uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades. 

Já os primeiros dias da guerra trouxeram uma enorme destruição à infra-estrutura, perdas de ambos os lados entre militares e civis, que chegam aos milhares

Todo o mundo democrático, incluindo Portugal, saiu como uma frente unida contra a invasão na Ucrânia, foram adotadas sanções económicas sem precedentes e é prestada assistência militar e humanitária abrangente ao povo e ao governo da Ucrânia

Esperamos que os esforços de toda a comunidade internacional, bem como do povo russo, que não precisa de guerra, consigam deter a agressão. Este não é uma guerra do povo russo contra a Ucrânia, mas uma guerra da alta liderança russa e presidente Putin contra um país independente. 

Portugal vai fechar o seu espaço aéreo desde dia 28 de Fevereiro a companhias aéreas russas, após vários países europeus terem tomado a mesma medida. No âmbito das sanções da comunidade internacional contra o sector bancário russo, bem como as companhias aéreas russas, recomendamos que todos os cidadãos portugueses que se encontrem em viagem no território da Rússia regressem com urgência, pois é possível que os cartões bancários deixem de funcionar no território da Rússia e o tráfego aéreo será limitado ou encerrado.

Informamos contactos da EMBAIXADA DE PORTUGAL NA RÚSSIA 

Botanitchesky Per. 1 120090 Moscovo, Rússia

Telefone +7 (495) 981 34 10 (Embaixada) +7 (495) 981 34 14 (Secção Consular)